3 passos para se apaixonar pela corrida

Se apertar o passo ainda não é a sua atividade do coração, prepare-se para mudar de ideia. Aqui, algumas sugestões para se agarrar ao esporte de uma vez por todas

Por Daniela Bernardi Atualizado em 28 out 2016, 04h46 - Publicado em 16 jun 2016, 13h19

Cinco quilômetros no parque parecem muito? Se você já tentou incluir a corrida na sua rotina e desistiu logo depois, o problema deve estar nos detalhes. Coloque em prática as dicas abaixo e esteja pronta para abrir o coração a um novo amor.

1. FICO ENTEDIADA
Para começar, monte uma playlist bem animada, convide uma amiga (com o mesmo condicionamento físico que o seu) e escolha um parque bem bonito na sua cidade – que tal aquele com muitas árvores e um belo pôr do sol? “Divida o treinamento em pequenas etapas e estipule metas para cada uma delas”, orienta Douglas Joaquim, gerente de operações da rede Smart Fit. Exemplo: acelere por um minuto e trote no seguinte ou corra 200 metros e caminhe outros 500. “Intervalar a intensidade, o tempo e a distância melhora a performance e ainda ajuda a queimar mais calorias.” Você nem vai ter vontade de olhar o relógio! 

Aqui você encontra dois treinos de corrida: para iniciantes e avançadas!

2. FALTA MOTIVAÇÃO
Subir na esteira só para queimar algumas calorias não é tão legal quanto seguir uma planilha focada em um objetivo final, como uma prova de 5K. “Busque sempre novos desafios. Cada treino pode focar uma conquista diferente: sentir-se menos cansada, correr por mais tempo ou atingir uma velocidade recorde”, diz Walter Tuche, treinador esportivo do Rio de Janeiro. 

3. SEMPRE ME MACHUCO
Pode acreditar: treino de corrida não é só correr. Você também precisa fortalecer o core e as pernas, assim como aumentar a mobilidade das articulações (como os calcanhares) e o alongamento dos músculos. “Por ser um esporte de movimentos repetitivos de impacto, você tem que usar um calçado específico para a modalidade com um bom amortecimento”,
aconselha Walter.

Continua após a publicidade
Publicidade