5 esportes olímpicos que você também pode praticar
BF tem uma sugestão #atitudeboaforma para você colocar em prática: aproveite o espírito dos jogos para se aventurar e descobrir novos esportes. Pode ser mais divertido do que você imagina!
Você pode até não ter o mesmo desempenho de uma atleta olímpica, mas muitos esportes presentes na competição são bastante acessíveis para serem praticados e, além de divertidos, são ótimos para a saúde. O médico Rodrigo Freitas, especialista em medicina esportiva, do Rio de Janeiro, indica algumas modalidades que podem ser feitas por qualquer pessoa:
1. Ciclismo
“Pedalar oferece muitos benefícios para a saúde: alivia o stress, emagrece, turbina o sono, reduz o colesterol e melhora a respiração. Além disso, ajuda o planeta, evitando o aquecimento global”, explica Rodrigo.
2. Basquete
Esse é um daqueles esportes completos, pois trabalha os músculos inferiores por meio da corrida e os superiores através dos movimentos dos braços, nos arremessos. “Além disso, ele desenvolve aspectos como concentração e reflexo, e também é ótimo para o corpo e o coração”, afirma.
Olimpíadas: essa atleta do sertão nordestino se tornou a brasileira mais bem colocada no tênis
3. Atletismo
A atividade está presente em várias modalidades dos jogos olímpicos, mas a mais popular é a corrida. “Esse é um dos esportes mais saudáveis que existem e um dos mais indicados para quem deseja perder peso e tonificar os músculos. Contudo, antes de iniciar a prática vale consultar um especialista para saber a frequência correta e não sobrecarregar o corpo”, recomenda o médico.
4. Boxe
Como ele é um excelente esporte cardiovascular, pode ser indicado para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular. “A atividade mescla diferentes tipos de movimentos, por isso, queima muitas calorias. Além disso, ajuda na defesa pessoal”, conta Rodrigo.
5. Natação
Assim como a corrida, a natação é extremamente saudável e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde crianças até os idosos. “Além de queimar muitas calorias, essa atividade também ajuda a corrigir a postura, desenvolver músculos e a melhorar a respiração”, diz.