Estes exercícios vão trabalhar partes do seu abdômen que você nem conhece

Porque essa parte do seu corpo vai muito além do tanquinho

Por Redação Boa Forma - 7 out 2016, 15h57

Quando se fala em core definido, muitas pessoas já imaginam aquela barriga chapada e cheia de gominhos. Pois saiba que o abdômen vai muito além disso: ele envolve tudo o que está entre os ombros e o quadril, passando pelos músculos oblíquos (laterais) e as estruturas que sustentam a espinha dorsal.

Veja também: Pranchas turbinadas para chapar a barriga

E é importante que tudo isso funcione bem para que a gente consiga realizar atividades básicas do dia a dia, como andar, sentar ou guardar as compras do supermercado. Daí a importância de malhar mais do que o músculo reto (o famoso tanquinho). Para ajudar você a cumprir essa missão selecionamos alguns exercícios que prometem trabalhar de forma completa essa parte do corpo. Dá uma olhada:

Prancha

Lu Christovam
Lu Christovam

Apoie os antebraços, afastados na largura dos ombros, e a meia ponta. Erga o tronco e mantenha a posição com o abdômen bem contraído.

Ponte

f9photos/ ThinkStock/ Getty Images
f9photos/ ThinkStock/ Getty Images

Na mesma posição do exercício anterior, ao elevar o quadril, mantenha os joelhos flexionados e os pés apoiados totalmente no solo. O corpo deve formar uma linha reta dos joelhos aos ombros. Já o pescoço fica na diagonal e o olhar, para cima. Não deixe o bumbum cair.

Elevação pélvica unilateral

Continua após a publicidade

NATALIA MITIE CANESHIRO
NATALIA MITIE CANESHIRO Natalie Mitie Caneshiro

(a) Deitada de costas, flexione os joelhos e ponha um disco embaixo do pé direito. (b) Eleve os quadris, mantendo a perna esquerda semiflexionada, pés para o teto e volte. Finalize as séries e repita com a perna direita.

Prancha lateral

NATALIA MITIE CANESHIRO
NATALIA MITIE CANESHIRO Natalie Mitie Caneshiro/BOA FORMA

De lado, com o antebraço direito apoiado no chão, o braço esquerdo estendido para o alto e as pernas estendidas e unidas. Os quadris ficam fora do chão, a cabeça, alinhada com o pescoço, e o corpo formando uma linha reta dos tornozelos aos ombros.

Abdominal inferior

Lu Christovam
Lu Christovam

(a) Os braços ficam próximos ao corpo e as pernas estendidas e desencostadas do solo. (b) Erga as pernas a 90° e eleve o quadril de forma controlada.

Escalada

Chris Parente
Chris Parente

De barriga para baixo, braços alinhados com os ombros, mãos e ponta dos pés apoiados no chão. Suba o corpo, formando uma linha o mais reta possível da cabeça aos tornozelos. Puxe um joelho em direção ao peito, volte e repita com o outro. Alterne a movimentação por 60 a 90 segundos.

Continua após a publicidade
Publicidade