Ganhe força e defina o corpo com a medicine ball
Simples de ser executado, o movimento com a medicine ball (bola com peso usada na fisioterapia) turbina o corpo inteiro.
Foto: Chris Parente
Fácil de fazer, o movimento com a medicine ball faz bem para o corpo todo. “É um exercício funcional de força que trabalha os músculos da frente e de trás de pernas e coxas, o core e os membros superiores ao elevar os braços com a bola”, explica o personal trainer Chico Salgado, do Rio de Janeiro. É indicado para todos os níveis de condicionamento (o que varia é o peso), especialmente para a fase de base do treinamento, quando a ideia é fortalecer. “Só é preciso ter cuidado com o encaixe do quadril para não forçar a coluna lombar”, avisa Salgado.
Continua após a publicidade
Carol Buffara ensina
Continua após a publicidade
De pé, pés paralelos e afastados na largura dos quadris, segure a medicine ball à frente do peito. Flexione os joelhos e projete os quadris para trás, como se fosse sentar em um banquinho, fazendo o agachamento. Em seguida, estenda os joelhos, fique na ponta dos pés e leve a bola acima da cabeça, com os braços estendidos. O movimento deve ser contínuo, ou seja, você não vai parar entre uma fase e outra. Para iniciantes e intermediários, Chico sugere começar com uma bola leve, de 2 ou 3 kg, fazendo 2 séries de 10 repetições. Avançadas podem encarar 3 séries de 12 repetições.
Publicidade