Novo app estimula a prática de exercícios que previnem a incontinência urinária

É da turma que não consegue controlar o xixi quando ri muito ou espirra? Calma, existe um aplicativo que ajuda a solucionar esse problema!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h19 - Publicado em 12 out 2016, 13h11
DragonImages/ Thinkstock/ Getty Images
DragonImages/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

A incontinência urinária não é exclusividade das nossas mães e avós. Mulheres jovens também sofrem dela – seja por longas horas de trabalho de parto ou por uma questão genética. E saber que dá para prevenir o problema com exercícios é um grande alívio, né? O fato é que fortalecer o assoalho pélvico (a região que engloba os músculos que se situam na parte inferior da pélvis, incluindo o períneo) pode, sim, evitar os desconfortos. Um estudo da Universidade de Umeå, na Suécia, recente descobriu que o aplicativo Tät, desenvolvido para o Android, está ajudado muitas mulheres os sintomas em três meses.

Os pesquisadores analisaram 123 voluntárias com incontinência urinária. Elas foram divididas em dois grupos. O primeiro usou o aplicativo e o outro não recebeu nenhum tipo de tratamento. Resultado: ao final do estudo as participantes relataram menos vazamentos por semana e mais qualidade de vida

Isso porque o app serve como um programa de treinamento para o assoalho pélvico. Como funciona: ele orienta você a fazer diferentes movimentos para ganhar mais força na região e, para cada exercício, existem gráficos que ilustram o tempo e a intensidade. O gadget ainda oferece algumas dicas sobre estilo de vida saudável e também faz pequenos lembretes ao longo do dia para você não perder seus treinos. Um dos aspectos que elas mais apreciaram no app? A acessibilidade. Os alertas ajudam a manter a frequência de estímulos, o que alivia os sintomas e facilita a prevenção. 

E mais: agora não é mais preciso ficar 12h em jejum para fazer exame de colesterol

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.