Gluteolab: academia foca em espaço exclusivo para construir o bumbum
A rede Evoque (SP) criou espaço inédito de treino em grupo, utilizando aparelhos de musculação

Bumbum empinado ou na nuca. Entre os clipes de Anitta e os desfiles das escolas de samba, passando por estudos acadêmicos, como o do antropólogo Gilberto Freyre, que, em 1984, apresentou uma explicação de 26 páginas sobre o tema, fato que é que a região conhecida como glúteo ou nádegas é uma paixão nacional.
Essa região é formada por três músculos principais: o glúteo máximo, o glúteo médio e glúteo mínimo. Além da questão estética, eles são essenciais para o movimento, especialmente na extensão, abdução e rotação de coxas e no equilíbrio postural. Glúteos fortes ajudam a estabilizar o joelho, o quadril e a coluna lombar, evitando dores nas costas.
“No corpo feminino, é uma parte do corpo que tende a ter mais acúmulo de gordura”, diz Djan Andrade, profissional de educação física e supervisor de desenvolvimento de produtos da rede de academias Evoque (SP).
Muitas academias do país oferecem aulas específicas que exercitam glúteos. Algumas vão além, e criam produtos inéditos relacionados ao tema.
Conheça o Gluteolab
A rede de academias Evoque abriu um espaço para exercitar bumbum na sala de musculação, batizado de Gluteolab, com direito a aulas coletivas, na forma de circuito, que utilizam oito aparelhos específicos para esse fim.
Ali, são colocados em prática três protocolos de treino, ou seja, três aulas diferentes de glúteos, de acordo com o objetivo do aluno: hipertrofia (aumento da massa muscular), definição (queima de gordura) e tonificação.
Ainda que o público masculino seja bem-vindo, as aulas focam 90% em mulheres.
“Chegamos a esse espaço e aos protocolos de treinos após uma pesquisa de mercado que constatou que existem 22,3 milhões de mulheres fazendo exercícios físicos nas academias brasileiras e que 83% delas são adeptas das aulas coletivas. Mais: levamos em conta um estudo que mostra a preferência de 90% das mulheres pelos treinos de glúteos, coxas e abdômen ”, explica Patrick Ebber, gestor de produtos da rede de academias Evoque.
Obviamente, a grande novidade nessa maneira de encarar o treino de glúteos está no fato de ser uma aula híbrida entre a musculação e as coletivas, buscando o fator motivacional como característica. Nesse sentido, entra o fator música, que ajuda a dar ritmo à execução dos exercícios.
O pacote Glutelolab tem ainda mais dois produtos para alunos interessados: um protocolo de treino para utilizar os aparelhos individualmente, de acordo com o objetivo no treino de glúteos (hipertrofia, definição e tonificação), além do uso isolado dos mesmos, pensando em um treino geral de musculação.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.