Gluteolab: academia foca em espaço exclusivo para construir o bumbum

A rede Evoque (SP) criou espaço inédito de treino em grupo, utilizando aparelhos de musculação

Por Carlos Amoedo
25 Maio 2025, 14h00
Gluteolab
Conheça o Gluteolad, da da rede de academias Evoque (SP) | (Evoque/Divulgação)
Continua após publicidade

Bumbum empinado ou na nuca. Entre os clipes de Anitta e os desfiles das escolas de samba, passando por estudos acadêmicos, como o do antropólogo Gilberto Freyre, que, em 1984, apresentou uma explicação de 26 páginas sobre o tema, fato que é que a região conhecida como glúteo ou nádegas é uma paixão nacional.

Essa região é formada por três músculos principais: o glúteo máximo, o glúteo médio e glúteo mínimo. Além da questão estética, eles são essenciais para o movimento, especialmente na extensão, abdução e rotação de coxas e no equilíbrio postural. Glúteos fortes ajudam a estabilizar o joelho, o quadril e a coluna lombar, evitando dores nas costas.

“No corpo feminino, é uma parte do corpo que tende a ter mais acúmulo de gordura”, diz Djan Andrade, profissional de educação física e supervisor de desenvolvimento de produtos da rede de academias Evoque (SP).

Muitas academias do país oferecem aulas específicas que exercitam glúteos. Algumas vão além, e criam produtos inéditos relacionados ao tema.

Conheça o Gluteolab

A rede de academias Evoque abriu um espaço para exercitar bumbum na sala de musculação, batizado de Gluteolab, com direito a aulas coletivas, na forma de circuito, que utilizam oito aparelhos específicos para esse fim.

Continua após a publicidade

Ali, são colocados em prática três protocolos de treino, ou seja, três aulas diferentes de glúteos, de acordo com o objetivo do aluno: hipertrofia (aumento da massa muscular), definição (queima de gordura) e tonificação.

Ainda que o público masculino seja bem-vindo, as aulas focam 90% em mulheres.

“Chegamos a esse espaço e aos protocolos de treinos após uma pesquisa de mercado que constatou que existem 22,3 milhões de mulheres fazendo exercícios físicos nas academias brasileiras e que 83% delas são adeptas das aulas coletivas. Mais: levamos em conta um estudo que mostra a preferência de 90% das mulheres pelos treinos de glúteos, coxas e abdômen ”, explica Patrick Ebber, gestor de produtos da rede de academias Evoque.

Continua após a publicidade

Obviamente, a grande novidade nessa maneira de encarar o treino de glúteos está no fato de ser uma aula híbrida entre a musculação e as coletivas, buscando o fator motivacional como característica. Nesse sentido, entra o fator música, que ajuda a dar ritmo à execução dos exercícios.

O pacote Glutelolab tem ainda mais dois produtos para alunos interessados: um protocolo de treino para utilizar os aparelhos individualmente, de acordo com o objetivo no treino de glúteos (hipertrofia, definição e tonificação), além do uso isolado dos mesmos, pensando em um treino geral de musculação.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.