HIIT ou Cardio: qual método é mais eficiente para queimar gordura?

Profissional de educação física dá dicas importantes sobre a escolha dos exercícios

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 18 jul 2025, 15h58 - Publicado em 17 jul 2025, 18h00
.
HIIT ou Cardio Tradicional? Qual queima mais gordura?  (./Pixabay)
Continua após publicidade

Quando o assunto é queima de gordura, além da alimentação equilibrada, as atividades físicas também colaboram com esse processo. A procura por exercícios que auxiliam a perder os quilinhos a mais de forma efetiva é grande. Além do cardio que muitos já conhecem, o HIIT também ajuda nesse objetivo. Mas, qual deles leva a melhor na queima de gordura? HIIT ou Cardio Tradicional

Mas antes, o que é treino de HIIT? 

HIIT é uma sigla para simplificar o nome High-Intensity Interval Training, traduzindo para o português, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. “O Hiit é considerado um treinamento cardiorrespiratório também, assim como o aeróbico, mas com uma proposta/formato diferente”, explica a profissional de Educação Física e Saúde, Priscila Lannez.

O exercício intercala períodos curtos de esforço intenso, com momentos de descanso ou esforço leve durante a sessão de treinamento, dentro de um período curto de tempo. “Em resumo, a proposta do HIIT é entregar seu melhor/máximo em picos curtos de tempo. E diferente do cardio tradicional que trabalha em mais zonas aeróbicas, o hiit a prioridade é a zona anaeróbica”, destaca Priscila. 

Cardio Tradicional não oscila como o HIIT

A profissional de educação física conta que o cardio mais conhecido é o aeróbio, a famosa caminhada de 1 hora. “Esse nome aeróbico está associado a uma atividade contínua, realizada por um tempo prolongado, com intensidade moderada e constante. Ou seja, você não vai oscilar como o hiit, vai começar e terminar o exercício na mesma intensidade”, ressalta.

Afinal, qual queima mais gordura? 

Priscila afirma que ambos vão promover queima de gordura, mas tudo vai depender da duração e da intensidade do treino. “Além disso, os dois promovem o que chamamos de efeito EPOC no pós treino, ou seja, nosso metabolismo se mantém acelerado e favorece a queima de gordura nas horas seguintes ao exercício”. 

Continua após a publicidade

Mas em menos tempo, o HIIT tende a queimar mais calorias totais e gerar maior mobilização de gordura corporal. E também tem um efeito EPOC mais duradouro.  

“Já atividade aeróbica pode também queimar mais calorias durante a sessão (caso seja prolongada), pois podemos aguentar o esforço moderado por mais tempo.  Ou seja: o HIIT é mais eficiente em menos tempo, mas o cardio contínuo ainda tem seu valor, especialmente quando feito por períodos mais longos”, explica a profissional de educação física e saúde.

Além disso, outros fatores da rotina podem dizer qual será melhor! “Por exemplo, se você tem pouco tempo para o cardio, o Hiit vai atender melhor. Se você ainda não tem tanta tolerância e capacidade a esforços máximos, é melhor optar em se manter constante por mais tempo”, diz Priscila.

Dicas importantes 

A profissional de educação física e saúde ressalta alguns pontos importantes para começar e até mesmo na hora de escolher entre HIIT ou Cardio Tradicional.  

Continua após a publicidade

Sobre HIIT: “O HIIT pode ser mais desgastante para iniciantes. Ele exige maior recuperação e deve ser bem prescrito. Importante fazer uma avaliação física com um profissional antes de começar, até mesmo para ser adaptado de acordo com suas necessidades e individualidade.”

Sobre Cardio Tradicional: “O treino aeróbico pode ser mais sustentável no longo prazo para algumas pessoas; A combinação dos dois métodos costuma trazer ótimos resultados, alternar treinos intensos com sessões contínuas pode ser o equilíbrio ideal”, finaliza.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.