Muay Thai: a arte tailandesa que queima até mil calorias por treino

Prática esportiva colabora com seu condicionamento físico e ajuda no processo de emagrecimento

Por Maraísa Bueno
16 Maio 2025, 12h00
Pessoa praticando Muay Thai
Muay Thai é uma luta de origem tailandesa, onde você pratica socos, chutes, cotoveladas e joealhadas (Jonathan Thomas/Unsplash)
Continua após publicidade

O Muay Thai é uma prática esportiva milenar, que surgiu na Tailândia e conquistou o mundo. Chamada de a “arte das 8 armas”, o esporte é considerado de grande ajuda no condicionamento físico, além de também ser uma válvula de escape para a mente. 

A prática do Muay Thai colabora não apenas para que seu corpo seja mais ativo, mas também no processo de emagrecimento. Em uma aula de 1 hora, você pode perder entre 800 e 1.000 kcal. Segundo um estudo publicado pelo Journal for ReAttach Therapy and Developmental Diversities, a prática pode levar a ter uma melhor resistência muscular e cardiovascular, além de agilidade e habilidades nas movimentações que o esporte pede.

“O Muay Thai é uma modalidade de alta intensidade. “Exige do aluno equilíbrio e força na execução dos movimentos, e concentração na hora de golpear o saco de pancada ou o aparador!”, explica o profissional de educação física e professor de Muay Thai há mais de 15 anos, Kyung Muk Lee.

Já a Mestre em Muay Thai, head coach com mais de 35 anos de experiência nas artes Marciais, Fabiana Belai, complementa que o Muay Thai é um treino completo, porque trabalha de forma simultânea diversos grupos musculares, o que proporciona força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. “Além da alta queima calórica e definição corporal, o Muay Thai exige grande concentração e foco, ajudando no desenvolvimento de disciplina mental, controle emocional e resiliência”, relata.

Continua após a publicidade

E como perder até mil calorias em um treino de Muay Thai?

De acordo com Kyung Muk Lee, o treino de Muay Thai é a soma de diversos exercícios que potencializam a queima calórica. “Por exemplo – corda, corrida (trabalho cardiorrespiratório) e flexão de braços, abdominal, burpee (trabalho de força/potência). Juntamente com os golpes (soco, cotovelos, chutes…) tudo isso faz do Muay Thai uma modalidade muito procurada para quem quer entrar em forma”.

“Essa alta intensidade do treino de Muay Thai acelera o metabolismo, resultando em significativa queima calórica, ganho de resistência cardiorrespiratória e fortalecimento muscular”, complementa Fabiana Belai.

Para todas as idades

E se você acha que está com a idade avançada para iniciar no Muay Thai, saiba que isso é uma informação errada! De acordo com uma pesquisa realizada na Tailândia, com idosos entre 60 e 80 anos, que treinaram 3 vezes na semana, durante 8 semanas, eles apresentaram melhorias significativas no equilíbrio e na flexibilidade.

Continua após a publicidade

Ou seja, qualquer pessoa pode praticar a modalidade, desde que o profissional também esteja qualificado para adaptações, mas que não deixe de fazer o efeito que o treino de Muay Thai proporciona. “O Muay Thai pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero ou condicionamento físico inicial. Como mestre e treinadora, adapto os treinos para atender às necessidades individuais de cada aluno, garantindo segurança, evolução técnica e melhora contínua”, explica Fabiana Belai.

“Qualquer pessoa pode praticar a modalidade Muay Thai! Desde que siga as orientações médicas”, finaliza Kyung Muk Lee.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.