Mulher com alopecia que dormia de peruca finalmente sai sem ela
Jess tinha vergonha de sua aparência desde a adolescência e agora, achou sua beleza
Uma mulher de 25 anos que perdeu todo o cabelo aos 17 abandonou a peruca. Jess Newman, da Inglaterra, começou a perder alguns fios de cabelo aos 15 anos devido a uma condição chamada alopecia, mas os médicos na época creditaram o fenômeno à puberdade.
No entanto, aos 16 anos, após encontrar com o pai que ela não via desde bebê, seus cabelos começaram a cair em montes, a deixando quase totalmente careca no ano seguinte. Isso porque a alopecia é uma doença auto-imune que tem o stress como um dos gatilhos.
Jess ficou com tanta vergonha da sua aparência que não conseguia olhar para si mesma sem peruca, até mesmo dormindo com o acessório. “Mesmo que eu estivesse de peruca, usava uma boina para sair porque eu achava que todos estavam olhando para mim e sabiam que era uma peruca”, diz.
Na faculdade, ela parou de sair e até mesmo de ir a algumas aulas, pela vergonha de que perceberiam, apesar de ela usar sempre a mesma peruca loira e comprida, para que acreditassem que era sempre o cabelo dela. Ela também tatuou as sobrancelhas para que ninguém soubesse de sua condição.
Somente durante a pandemia e sem sair de casa, Jess teve coragem de postar uma foto de si mesma sem a peruca no seu Instagram. Ela recebeu um grande apoio nas redes sociais e até relatos de outras garotas com alopecia que viram nela uma inspiração.
Em agosto, a instituição Alopecia UK a convidou para um desafio: sair sem peruca 15 vezes e postar em suas redes sociais, para trazer conhecimento à doença. Até agora, seus posts já conseguiram arrecadar mais de mil libras em doações para a instituição.
Sua nova confiança a encorajou a experimentar mais com a moda e maquiagem também e ela até mesmo está tentando uma carreira como modelo. “Eu estou numa jornada e não sei se vou abandonar a peruca para sempre mas estou orgulhosa de mim mesma por finalmente acreditar que uma mulher careca pode ser linda!”, diz.