Músculos doloridos após o treino são respostas normais do corpo; entenda

Especialistas explicam quando se preocupar com dores musculares

Por Maraísa Bueno
7 jul 2025, 16h00
.
Dor muscular após os treinos é uma resposta normal do corpo, explica médico do esporte (./Freepik)
Continua após publicidade

As dores musculares estão presentes na vida de quem pratica atividades físicas, não é mesmo? E isso é uma resposta do corpo ao estímulo feito durante o treino de musculação. Mas, por que os músculos ficam doloridos depois dos treinos?

Segundo o especialista da BurnUp em medicina do esporte, Dr. Marcial Pereira, a dor muscular após o treino, pode ser um sinal de que os músculos estão se adaptando ao exercício e ficando mais fortes.

“A dor muscular é uma resposta normal. Ela é frequentemente desejável ao exercício, indicando que os músculos estão se adaptando e se fortalecendo. No entanto, nossa musculatura também passa por adaptações com o exercício, o que é benéfico. Em termos gerais, é como se a musculatura treinada fosse ficando mais eficiente, por isso a dor pode não ocorrer, até que a musculatura seja ativada com outros estímulos: mudanças de pesos ou dos tipos de exercícios realizados”, explica o profissional.

 

 

Eu preciso me preocupar com a dor muscular?

Dr. Daniel Oliveira, ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte, responde: A dor muscular pós-treino deve ser considerada preocupante quando persiste por mais de 5 a 7 dias, quando é extremamente limitante ou associada a sinais como edema acentuado, fraqueza progressiva, urina escura (indicativa de rabdomiólise), febre ou dor intensa desproporcional ao esforço realizado. Veja mais na matéria “Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino?

Continua após a publicidade

Mas, e se eu não sentir dor?

O médico do esporte, Dr. Marcial Pereira, ressalta que não é necessário sentir dor para ter resultado no treino,  mas a dor pode ser um indicador de que o músculo está sendo trabalhado. “A dor muscular tardia, que surge no dia seguinte ao treino, é frequentemente associada a um bom estímulo para a hipertrofia, mas a ausência de dor não significa que o treino não foi eficaz”, explica.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.