Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Prancha com pés juntos ou afastados: o que muda?

Descubra como a posição dos pés pode influenciar a estabilidade e a intensidade durante o exercício

Por Juliany Rodrigues
17 fev 2026, 14h00 •
Prancha com pés juntos ou afastados o que muda
Prancha com pés juntos ou afastados: o que muda? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A prancha é um exercício potente para o fortalecimento da região do core, formado por abdômen, lombar, quadris, e músculos profundos que ajudam a estabilizar o corpo.

    “Também há um trabalho dos músculos de braços e coxas neste exercício, embora não sejam os principais”, completa o gerente técnico da Bio Ritmo, Guilherme Leme.

    Durante a execução da prancha, um detalhe que pode passar despercebido, mas faz bastante diferença, é a posição dos pés.

    Ao realizar o exercício, é possível deixar os pés tanto juntos quanto afastados, e isso pode alterar o nível de estabilidade e a intensidade da ativação muscular. Saiba mais a seguir!

    Prancha com pés juntos ou afastados: o que muda?

    Deixar os pés juntos durante a prancha reduz a base de apoio, o que pode aumentar a dificuldade do movimento e intensificar a ativação do core. Afinal, o praticante tem que encarar um desafio maior para se manter estável e evitar que o quadril balance para os lados.

    Continua após a publicidade

    A prancha com pés juntos costuma ser uma boa opção para quem já tem mais experiência e consegue segurar o alinhamento corporal sem compensações.

    A prancha com os pés afastados, por sua vez, consiste em uma variação que tende a ser mais confortável para iniciantes. Isso porque ela apresenta uma base de sustentação mais ampla, o que favorece a estabilidade e o controle do movimento.

    Vale destacar que afastar os pés durante a prancha não quer dizer que o exercício ficará “menos eficaz” para o ganho de massa muscular no core.

    Continua após a publicidade

    A ativação dessa região do corpo continua acontecendo de maneira significativa, ou seja, os resultados vão vir, mesmo que a base esteja mais aberta.

    A escolha entre deixar os pés juntos ou afastados durante a prancha deve levar em consideração alguns fatores, por exemplo, os objetivos do treino e a qualidade da execução.

     

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
    no nosso canal no WhatsApp

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.