Pular corda emagrece? Atividade queima muitas calorias!
Prática pode até ajudar quem busca perder peso, mas deve ser combinada com uma dieta adequada
Quem acha que pular corda é brincadeira de criança está muito enganada. A prática pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, independentemente da idade. Mas a pergunta que não quer calar é: será que emagrece? Veja mais sobre a modalidade:
Entendendo o emagrecimento
Primeiro, vale entender como a perda de peso ocorre. De acordo com o personal trainer Matheus Vianna, criador do método “Treinando Sem Dor”, o processo envolve diversas variáveis (alimentação, treinos, sono adequado… e por aí vai).
Mas, resumidamente, é preciso adotar alguns hábitos para que você consuma menos calorias do que gasta no dia. “É nesse momento que o exercício físico entra em jogo: para auxiliar no consumo de energia do corpo e, consequentemente, atingir o déficit energético”, explica. No fim, a balança do emagrecimento precisa “pesar” mais para o lado do gasto do que do consumo. Entendeu?
Pular corda emagrece?
Ela é uma atividade que trabalha o condicionamento cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca e levando o organismo a gastar muitas calorias.
“Não somente pelo ato de saltar repetidas vezes, mas também pela necessidade de manter uma boa postura e por exigir que o abdômen se mantenha contraído durante toda a execução do exercício. Até os membros superiores são acionados, embora predomine o trabalho de membros inferiores. Mas, inegavelmente, o corpo todo trabalha”, complementa o médico endocrinologista Dr. Francisco Tostes, sócio da Nutrindo Ideais.
Pular corda queima quantas calorias?
Essa questão é um pouco difícil de estimar, uma vez que peso, idade, alimentação e condicionamento físico atual alteram o número. “Por isso, é tão importante uma avaliação adequada antes de começar a praticar”, recomenda Matheus Vianna.
Contudo, Francisco Tostes afirma que é possível queimar até 300 calorias em um treino que dure, pelo menos, 20 minutos.
Outros benefícios
Os especialistas elencam:
- Trabalha o condicionamento cardiovascular;
- Contribui para a coordenação motora;
- Exige força explosiva e potência;
- Melhora a concentração e o equilíbrio.