Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Suar mais significa emagrecer? Entenda a verdade sobre a transpiração nos treinos

A sudorese excessiva pode aumentar os riscos de desidratação durante a prática de exercícios físicos

Por Juliany Rodrigues
8 jan 2026, 14h00 • Atualizado em 9 jan 2026, 16h56
quem sua mais emagrece mais
Quem sua mais emagrece mais? A verdade sobre a transpiração durante os treinos | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Já ouviu falar que, durante os treinos, quem sua mais emagrece mais? Pois é, apesar de muitas pessoas realmente acreditarem nisso, a verdade é que essa ideia não faz sentido.

    A prática de atividades físicas promove um aumento da transpiração, mas a perda de líquidos pela pele não tem relação direta com a eliminação de gordura.

    Quem sua mais emagrece mais? A verdade sobre a transpiração durante os treinos

    Quando você se movimenta, os músculos geram calor, o que provoca uma elevação na temperatura do corpo. Nesses momentos, a produção de suor surge como um mecanismo para a regulação térmica, ajudando o organismo a se resfriar e a manter o equilíbrio interno.

    Ou seja, suar muito durante o treino não quer dizer que você está emagrecendo mais. A perda de água (transpiração) e a perda de gordura são processos totalmente diferentes.

    “O fato de suar muito não deve ser o único critério para avaliar a eficácia de um treinamento. Aspectos como a intensidade, a duração e a especificidade do exercício são muito relevantes e devem ser levados em consideração”, afirma o médico e professor da Faculdade UNIGUAÇU, Leonardo Feiden.

    Continua após a publicidade

    De acordo com o especialista, existem alguns fatores que influenciam na quantidade de suor produzida durante os exercícios físicos, como a genética, a temperatura do ambiente, o nível de condicionamento físico, a idade e o peso do praticante.

    “Além disso, há pessoas que apresentam um maior número de glândulas sudoríparas hiperativas, e isso também pode trazer a produção de mais suor”, completa.

    Para que aconteça a perda de gordura, um dos segredos é focar no déficit calórico, afirma Feiden. “Ele é fundamental para que ocorra tanto a lipólise (quebra da gordura) como a beta-oxidação (‘transformação’ dos lipídeos em energia ‘ATP’).”

    Continua após a publicidade

    Um emagrecimento saudável envolve uma série de cuidados, entre eles, alimentação balanceada, manutenção do bem-estar mental, treinos regulares e acompanhamento profissional.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.