Saiba como executar o exercício Rosca 21 e seus principais benefícios
Exercício potencializa o fortalecimento do bíceps
A Rosca 21 não é apenas um exercício, mas uma estratégia de treino para fazer a já conhecida rosca direta. Ela faz parte da rotina de muitas pessoas que desejam fortalecer o bíceps nos treinos de superiores.
Esse exercício trabalha o músculo do bíceps braquial, que fica localizado entre o ombro e o antebraço, indicada para quem deseja aumentar o volume do braço.
O que é a rosca direta 21?
“A rosca 21 se refere à quantidade de repetições realizadas, sendo elas divididas em três momentos, com cada um deles contendo sete repetições, e totalizando 21 repetições.”, explica o profissional da TotalPass, Henrique Santos.
O principal objetivo dessa estratégia é sobrecarregar a musculatura da região, fazendo o misto de repetições em partes e depois completas. Segundo o profissional, ao fazer isso, você estimula e favorece o processo de hipertrofia muscular.
Benefícios do exercício
Um dos pontos principais da rosca 21 é a hipertrofia da região do bíceps. “Ele tem a capacidade de criar um efeito que chamamos de “pump”, que nada mais é do que o aumento muscular que ocorre após a realização de atividades físicas intensas e curtas, gerando um efeito estético agradável, além de elevar o fluxo de sangue no músculo”, comenta Silva.
Mas, não pense que seja apenas isso: incluir a rosca direta 21 na sua rotina de treinos de superiores também ajuda na movimentação do braço, seja flexionar ou estender. Ou seja, te ajuda em tarefas do dia a dia.
E não para por aí: ter o bíceps fortalecido, evita que lesões aconteçam devido aos movimentos repetitivos e ajuda também no rendimento do seu treino.
Passo a passo para a execução da rosca direta 21:
- Inicie o movimento com os braços totalmente estendidos, mantenha a postura e realize as primeiras sete repetições com apenas 90° do movimento completo;
- No segundo momento, as sete repetições partirão do ponto final da fase anterior, ou seja, 90°. Por isso, faça o movimento até o final;
- No terceiro e último momento, as sete repetições devem ser realizadas por completo e sem descanso;
- Após finalizar os 21 movimentos, retorne à posição inicial, descanse o tempo indicado e repita o movimento novamente.
De acordo com Henrique, a quantidade de séries precisa estar atrelada ao seu plano de treino. Então, converse com seu personal para ajudá-lo a entender se é possível, neste momento, incluir a rosca direta 21 na sua rotina de exercícios.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Treino de glúteos 2x por semana: como dividir para melhor resultado
Grazi Massafera: força e fragilidade
Horóscopo semanal: de 8 a 14 de dezembro de 2025
Treino de glúteos sem cargas: como obter hipertrofia só com peso corporal
Como ter um Natal saudável





