
Muito se fala na preparação para uma atividade física: alongamento, mobilidade, entre outras técnicas auxiliam na performance e desempenho no treino. Mas o que não se fala muito é sobre o pós-treino: o corpo também precisa de atenção após o exercício!
E existem diversas técnicas de relaxamento pós-treino. “A principal função deste momento da sessão, que é benéfica a todos, é promover uma sensação de bem-estar mental e corporal, mas não tem qualquer relação com prevenção de lesões ou redução de dores musculares de início tardio decorrente do treinamento”, explica Guilherme Leme, Gerente técnico da Bio Ritmo.
Há diversas possibilidades de voltar à calma após um treino, sendo intenso ou não. Guilherme listou a seguir algumas sugestões:
- alongamento leve dos músculos trabalhados
- exercício aeróbio de baixa intensidade e curta duração
- relaxamento deitado, focando na respiração guiada (mindfulness)
- meditação
- massagem com rolo de espuma
- imersão em água morna (traz alívio muscular, redução do cortisol, melhora da circulação)
Dentre as sugestões citadas, estudos comprovam suas eficácias: um estudo realizado com um grupo de corredores, por seis meses, mostrou que a meditação diminuiu significativamente a concentração de lactato sanguíneo após o exercício, sugerindo uma recuperação metabólica mais eficiente.
Outro estudo com atletas universitários de futebol, que fizeram sessões de 15 minutos de mindfulness ou descanso simples reduziu a frequência cardíaca de forma substancial e respiração.
Veja abaixo o vídeo com dica de alongamento de apenas 6 minutos para relaxar o corpo após um treino intenso:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.