Teste de Cooper mede seu condicionamento cardiorrespiratório; veja como fazer
Será que você está mais para iniciante, intermediária ou avançada nos treinos?
Sabe qual é um segredo eficiente para manter a motivação na academia? Registrar o seu progresso nos treinos. Afinal, perceber que estamos correndo mais ou levantando mais peso dá uma sensação de orgulho, não é mesmo?
Para fazer isso com precisão, existem diversos testes de aptidão física que você pode fazer em casa (ou na academia) e são adotados por muitos especialistas. Um exemplo é o teste de Cooper.
Esse teste tem como objetivo avaliar a resistência cardiovascular durante 12 minutos. Nele, você pode nadar ou correr, mas a piscina precisa ter o comprimento de 25 metros ou o terreno precisa ser regular. Assim, basta correr ou nadar o mais longe possível em 12 minutos e comparar o resultado de acordo com o gráfico.
Lembre-se de realizá-lo de tempos em tempos (em intervalos de seis a oito semanas) e sempre sob as mesmas condições. Isso porque vários fatores podem alterar os resultados, como o horário do dia, o que você comeu (ou não) antes, o clima, a fase do ciclo menstrual, a qualidade do sono e a localização.
Além disso, tome os seguintes cuidados:
- Distância: registre o número total de quilômetros que você percorreu em 12 minutos;
- Equipamento: você precisará de um cronômetro para saber quando terminaram os 12 minutos. Alguns relógios de corrida e monitores de condicionamento físico já vêm um modo de teste de condicionamento físico de 12 minutos;
- Localização: esse teste foi projetado para ser realizado em uma pista com distância claramente marcada. Você pode realizar o teste em uma esteira, mas certifique-se de aumentar a inclinação em um grau para simular uma corrida ao ar livre;
- Segurança: por ser extenuante, é recomendado que você tenha autorização do seu médico antes de realizar este teste por conta própria;
- Velocidade: quando estiver aquecido, vá em frente. Corra ou caminhe o máximo que puder em 12 minutos;
- Aquecimento: faça um breve aquecimento de 10 a 15 minutos de atividade baixa a moderadamente extenuante antes de realizar qualquer teste de condicionamento físico.