Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Musculação realmente ajuda a reduzir a celulite? Entenda a relação

Especialista revela se a modalidade pode ajudar de alguma forma na melhora dessa alteração estética

Por Juliany Rodrigues
11 nov 2025, 14h00 • Atualizado em 12 nov 2025, 13h57
Treinar musculação ajuda a perder celulite
Treinar musculação ajuda a perder celulite? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Treinar musculação ajuda a perder celulite? A prática regular da modalidade pode colaborar de algumas formas para a melhora dessa alteração estética, mas é importante ter em mente que outros cuidados também são necessários nesse processo.

    Além dos exercícios de força, a dieta balanceada, a boa hidratação, o gerenciamento do estresse e o sono de qualidade e os movimentos aeróbicos também são medidas que fazem toda a diferença para tratar a celulite.

    Em alguns casos, também pode ser indicado associar procedimentos estéticos e cirúrgicos, sempre com orientação de um profissional.

    Treinar musculação ajuda a perder celulite?

    A musculação, por si só, não é capaz de eliminar totalmente a celulite, porém ela auxilia na redução de gordura corporal, no aumento de massa muscular, na circulação sanguínea e na oxigenação dos tecidos.

    “Nenhuma intervenção isolada, com exceção da cirurgia em casos mais severos, é capaz de eliminar completamente a celulite”, fala Guilherme Leme, especialista da Bio Ritmo.

    Continua após a publicidade

    “A musculação é uma importante aliada na melhora da composição corporal para melhorar o aspecto da região afetada, mas sem uma alimentação adequada e hidratação adequada a musculação somente não será capaz de eliminar celulite”, ressalta ele.

    O que é a celulite?

    “A celulite é uma inflamação do tecido adiposo, em que as células gordurosas sofrem um processo de alteração, apresentando excesso de gordura no seu interior e deformidade da parede. Essas irregularidades acabam se projetando na superfície, levando à formação de uma série de ondulações na pele”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.