Continua após publicidade

Fragilidade capilar: melhores atividades para evitar o rompimento de vasos

Confira quais tipos de treinos são mais indicados para pessoas que sofrem com o surgimento de vasinhos, especialmente na região das pernas

Por Ana Paula Ferreira
6 jun 2024, 10h00

Depois da prática de uma atividade física intensa, algumas pessoas podem notar o surgimento de uma ou mais manchinhas roxinhas no corpo, causadas pela fragilidade capilar.

De acordo com Helen Pessoni, médica, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especialista em cirurgia vascular e endovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB), o quadro leva ao surgimento de vasinhos especialmente na região das pernas, mas que também pode ocorrer em outras regiões.

“Se houver predisposição à fragilidade capilar, o esforço intenso sem a presença de trauma direto, pode ocorrer o rompimento de vasos na derme levando a manchinhas roxas mesmo em outras regiões do corpo”, ela explica.

E será que quem tem uma predisposição ao surgimento de vasinhos ou varizes pode praticar qualquer tipo de atividade física ou existe algum tipo de restrição? Essa e outras dúvidas são bastante comuns quando se fala sobre fragilidade capilar. Para esclarecer algumas questões e promover mais educação sobre o tema, a médica listou as principais perguntas a respeito do quadro e suas respectivas respostas. Confira!

Dúvidas sobre treino e fragilidade capilar

Quais atividades devem ser priorizadas e evitadas por quem tem fragilidade capilar?

Qualquer exercício físico, que é diferente de atividade física, (pois esta seria qualquer atividade de movimentação do corpo, enquanto que exercício se refere a uma atividade programada e relacionada a um esforço maior), que tiver impacto ou usar sobrecarga, pode acentuar a fragilidade capilar e desencadear aparecimento de arroxeados, ecmoses, indesejadas. Estes exercícios seriam, corrida prolongada, esportes de contato, lutas, uso de aparelhos com sobrecarga exagerada.

Continua após a publicidade

Já as atividades que levam a menos trauma, ou impacto, como as que ocorrem na água (natação, hidroginástica), yoga, alongamento, pilates podem minimizar esta possibilidade pois não envolvem impacto.

É interessante associar as atividades a tratamentos como massagens de drenagem linfática para reduzir o surgimento das manchas?

A drenagem linfática pode sim ajudar na circulação de uma forma geral, pois reduz a inflamação, melhora a permeabilidade vascular, reduz o estresse oxidativo nos tecidos, o que pode proteger o sistema endotelial(células que revestem os vasos sanguíneos)  protegendo contra danos causados pelos radicais livres.

E é importante ressaltar que drenagem linfática é diferente de massagem, a drenagem tem como objetivo estimular a circulação sanguínea e linfática, através de movimentos leves e em áreas objetivas. Já a massagem vai fazer um estímulo mais intenso e profundo nos tecidos e pode até provocar manchas roxas, piorando a circulação se for muito intensa.

Quem tem sobrepeso ou obesidade e histórico familiar deve priorizar atividades de menor impacto?

Tudo vai depender de quanto é o sobrepeso e a obesidade e do histórico muscular individual e se possuem sintomas em membros inferiores ou não.

Continua após a publicidade

A musculação realizada de forma progressiva, sem exageros e com boa orientação profissional, pode ajudar inclusive na perda de peso, pois ativa o metabolismo e possui um efeito conhecido como “afterburn”, com queima de calorias que pode durar algumas horas após a atividade, estimulando assim a perda de peso corporal e ganho de massa muscular magra, importante para a circulação.

As atividades realizadas na água, são excelentes para iniciar quando há um sedentarismo muito prolongado, pois vai ajudar a reduzir o peso e os movimentos são controlados pela resistência da água, levando a quase nenhum impacto. Para a circulação é excelente, pois além do fortalecimento muscular, aumenta a eficiência do sistema linfático e venoso.

Pacientes com lipedema têm uma propensão à fragilidade capilar quando praticam atividades físicas de maio impacto?

O lipedema é uma patologia inflamatória crônica que leva ao acúmulo anormal de gordura principalmente nas pernas, coxas e quadril, mas pode acontecer também nos braços. Este acúmulo de gordura pode levar à compressão dos vasos capilares e propiciar, sim, a fragilidade capilar com rompimento dos microvasos. Além do efeito mecânico, pode também levar a alterações inflamatórias que levam os vasos a se tornarem mais propensos a romperem.

Os exercícios de alto impacto (salto, corrida, levantamento de pesos muito pesados, vôlei, tênis, futebol) devem ser evitados para quem tem lipedema. As atividades mais recomendadas são caminhadas, exercícios na água, dança, alongamento, yoga, treinos com pesos leves.

Publicidade