Treino para afinar a cintura funciona? Cau Saad explica e passa exercícios

Pois é. Somente os abdominais não são suficientes para conquistar a barriga chapada. Confira qual é a combinação ideal

Por Amanda Panteri Atualizado em 17 nov 2020, 14h39 - Publicado em 30 nov 2020, 09h00

Você sonha em ter a barriga definida? Pois saiba que só fazer exercícios abdominais não é o suficiente, mesmo que todos os dias. Quem explica isso é a nossa colunista e personal trainer Cau Saad (@causaad). “O abdominal é um exercício de fortalecimento muscular, que pode ser feito com ou sem carga, com tempo de descanso para recuperação e com um número de repetições adequado ao seu objetivo. Ele, sozinho, não é capaz de eliminar gordura específica da região do abdômen”, diz. Então será que vale mesmo apostar em um treino para afinar a cintura?

Na verdade, os resultados são potencializados se você combinar as sessões (cardiorrespiratórias e de fortalecimento) com uma alimentação adequada — rica em proteínas, carboidratos complexos, fibras e gorduras boas, e pobre em gorduras saturadas, alimentos industrializados e refinados. E uma região tonificada traz benefícios que vão além da estética. “Os músculos abdominais possuem primordialmente a função de proteger nossos órgãos internos (estômago, intestino, fígado, ovários, rins… Entre outros).”

Além disso, eles têm o papel de estabilizar a coluna para prevenir lesões musculares e discais. Afinal, a utilizamos o dia todo, em todas as atividades. “Um abdômen flácido afeta as estruturas de sustentação do corpo. Fortalecê-lo previne dores na coluna lombar, torácica (meio das costas) e nos deixa com uma melhor postura, não afetando a cervical (pescoço)”, finaliza Cau.

A personal indica exercícios potentes para os objetivos. Confira:

Treino para fortalecer os músculos abdominais

1 – Abdominal tradicional 

Treino para afinar a cintura
Cau Saad/Divulgação

Deite em um colchonete de barriga para cima, e abra as pernas na largura do quadril (pés nos chão). Com as mãos ao lado do rosto, suba o tronco sem forçar o pescoço (e nem jogar a cabeça para cima). Lembre-se de manter o abdômen contraído durante toda a realização do movimento.

2 – Abdominal borboleta

Treino para afinar a cintura
Cau Saad/Divulgação

Ainda deitado de barriga para cima, junte os pés e deixe os joelhos afastados. Com as mãos ao lado do rosto, suba o tronco sem forçar o pescoço (e nem jogar a cabeça para cima). Lembre-se de manter o abdômen contraído durante toda a realização do movimento.

Continua após a publicidade

3 – Prancha lateral com a perna elevada

Treino para afinar a cintura
Cau Saad/Divulgação

Deitado de lado, apoie o peso no cotovelo e no pé. Lembre-se de manter o abdômen contraído durante toda a execução do exercício, o braço na altura dos ombros e o corpo reto (não suba e nem abaixe demais o quadril). Levante a perna que não está apoiada para dificultar o exercício.

Equipamentos que podem ajudar com o treino e a conquistar um abdômen mais definido

1 –  Colchonete

Compre aqui: Muvin, Colchonete de Espuma, R$83,61

2 – Corda

Compre aqui: Muvin, Corda de Pular, R$29,90

  • Continua após a publicidade
    Publicidade