Como emagrecer sem flacidez (no corpo e rosto)

Perder peso demais de uma vez pode deixar a pele "caída." Veja como evitar

Por Larissa Serpa Atualizado em 22 out 2020, 12h30 - Publicado em 6 nov 2020, 09h00

Se você é do tipo que sofre por antecipação, já deve lamentar, até antes de iniciar o processo de perda de peso e dar adeus aos quilinhos extras, a possibilidade de aparecer sobras de pele. Se você não é, é bom considerar essa questão. A flacidez cutânea é comum após um processo de perda de peso. Mas é possível emagrecer sem flacidez (no corpo e rosto).

De acordo com a nutricionista Karina Peloi, um processo de perda de peso saudável acontece quando se diminui até, no máximo, um quilo por semana. Esse é o número ideal para evitar a flacidez e também para aumentar a probabilidade de o peso reduzido ser mantido.

Confira outras maneiras de minimizar o surgimento da pele flácida:

COMO EMAGRECER SEM FLACIDEZ NO CORPO

moodboard/Getty Images

1. Fique longe de restrições calóricas

Karina declara que dietas radicais com muita restrição calórica não funcionam. É preciso entrar num processo de mudança de hábitos alimentares e de prática de atividade física, para emagrecer aos poucos e com consistência. O contrário (emagrecer de forma muito rápida) vai fazer com que o corpo tenha mais flacidez, “porque o organismo não irá conseguir produzir colágeno e não fará com que essa pele vá se acomodando ao tecido.”

A restrição alimentar, também restringe nutrientes que a pele precisa para se manter firme

Outro aspecto é que, se a restrição de energia é grande, também há restrição de nutrientes, o que também impede a produção das proteínas que a pele precisa para manter a pele firme, gerando mais flacidez.

2. Pratique musculação (e não só cardio)

A tendência de quem está em processo de emagrecimento é querer fazer muito exercício cardiovascular, como correr, caminhar e pedalar, devido a crença de que são atividades que farão perder mais calorias. Entretanto, a manutenção ou a criação de massa muscular magra é primordial. “A musculação irá contribuir para o ganho de massa muscular, que é muito importante para manter o novo peso a longo prazo e evitar flacidez. Ter um bom nível de massa magra possibilita maior gasto de calorias ao longo do dia, mesmo quando você não está treinando”, explica Karina.

3. Estimule a produção de colágeno

Estudos indicam que o consumo de colágeno é altamente eficaz quando relacionado a patologias ligadas a articulações. Em relação a questões estéticas referentes a flacidez e ao envelhecimento não há nenhum estudo que afirme a eficácia. “Mas já estão surgindo estudos que começam a apontar que o colágeno pode ter algum beneficio estético. Inclusive estudos da USP. O que eu sugiro é que se experimente o colágeno hidrolisado, por três meses, e perceba em sua própria pele se o suplemento irá contribuir para a qualidade da sua pele”, finaliza a especialista.

Alimentação rica em proteínas vai fazer com a pele se mantenha mais firme

Mas independente de suplementar ou não, uma alimentação rica em proteínas (seja de origem animal ou vegetal) vai fazer com que o corpo naturalmente produza mais colágeno, portanto aposte em fontes de proteínas boas, como carnes magras (frangos e peixes) e vegetais verde-escuro (como brócolis).

COMO EMAGRECER SEM FLACIDEZ NO ROSTO

GK Hart/Vikki Hart/Getty Images

Não é só o corpo que sofre com a flacidez. Às vezes, você pode notar que a perda de peso te deixou com o rosto envelhecido e isso ocorre pela perda de gordura na região — jovens costumam ter o rosto mais “cheinho”, por isso associamos rostos mais magros a velhice. Veja abaixo como evitar a flacidez nessa região:

1. Como emagrecer sem flacidez no rosto: cuidado ao praticar exercícios ao ar livre

Segundo a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, o aspecto também se dá, em partes, pelos exercícios ao ar livre, já que a exposição solar desprotegida figura entre as principais causas do envelhecimento precoce. “A exposição solar está ligada à inflamação, ao dano oxidativo e à produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas e manchas chamado de fotoenvelhecimento”, destaca a especialista.

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“A exposição solar degrada o colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas”

Por isso, é necessário sempre utilizar protetor solar não somente no rosto mas no corpo inteiro, especialmente quando esses exercícios visam a perda de peso.

2. Evite exercícios de impacto

Exercícios físicos de alto impacto — como a corrida — podem contribuir para o surgimento de flacidez na face devido à ação da gravidade. “O tecido cutâneo possui estruturas, como as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis por manter a pele firme e elástica. Porém, essas fibras de sustentação perdem sua força com o passar do tempo e passam a não ter mais força contra a gravidade, o que acaba tornando a pele flácida”, afirma a cirurgiã plástica. O resultado é o indesejado efeito bochecha de buldogue, onde o formato de triângulo invertido que o rosto tem quando estamos jovens torna-se um triângulo comum.

3. Não faça caretas e beba água

 “As expressões que realizamos durante os exercícios geram pequenas demarcações momentâneas na pele devido a movimentação da musculatura. Porém, com o passar do tempo, essas contrações musculares, combinadas ao envelhecimento cutâneo natural, marcam a pele definitivamente e fazem com que essas linhas, que apareciam apenas com a realização do movimento, tornem-se estáticas, ficando evidentes mesmo com a face em repouso”, diz Beatriz.

A água é necessária para que as células da pele exerçam suas funções de maneira eficaz

Para evitar, além de tentar o auto-controle para não fazer tais caretas, é importante a ingestão de água durante os exercícios. “Durante o exercício físico ocorre grande perda de água devido ao suor como forma de eliminar o calor produzido e a água é necessária para que as células da pele exerçam suas funções de maneira eficaz. Por isso, a ingestão de água é muito importante ao longo de todo o dia e principalmente durante a prática de exercício”, recomenda Beatriz.

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