Tríceps barra reta e tríceps com corda: qual a diferença?

"Trata-se do mesmo exercício, mas com implementos diferentes", esclarece profissional

Por Maraísa Bueno
13 Maio 2025, 20h00
..
Profissional esclarece diferença entre os 2 exercícios e quais suas vantagens na musculação (./Freepik)
Continua após publicidade

O tríceps, também conhecido como o “tchauzinho”, é um músculo localizado na parte de trás do braço, entre o ombro e o cotovelo. Sua função é estender o cotovelo, ou seja, você necessita desse músculo para fazer movimentos como abrir uma porta ou levantar algo acima da cabeça.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou um estudo que analisou a ativação do tríceps em diferentes exercícios de força. O músculo, que possui três cabeças musculares (Longa, Lateral e Medial) mostrou ativações de acordo com o tipo de exercício executado. Por exemplo, o exercício rosca tríceps pronada foi o que produziu maior ativação das cabeças longa e medial do tríceps braquial, enquanto a cabeça lateral foi mais ativada no exercício rosca tríceps neutra.

Há diversos treinos de tríceps, entre eles o treino com barra e com corda. Qual a diferença?

“Trata-se do mesmo exercício — a extensão de tríceps — mas com implementos diferentes. A barra reta oferece maior estabilidade e menor amplitude de movimento, enquanto a corda proporciona maior amplitude, mas com menos estabilidade. Uma diferença relevante é que a corda permite uma maior extensão dos ombros, o que pode ativar mais a cabeça longa do tríceps, dependendo da execução“, explica o gerente técnico da Bio Ritmo, Guilherme Leme.

Continua após a publicidade

Guilherme ainda explica que os exercícios atuam de forma diferente na musculatura, mas de forma bem sutil. “Como a corda permite maior liberdade no movimento, ela possibilita uma ênfase ligeiramente maior na cabeça longa do tríceps, enquanto a barra, por ser mais estável, distribui o esforço de forma mais uniforme entre as cabeças do músculo. No fim, a diferença está mais na execução e controle do movimento do que na musculatura em si”.

Veja abaixo treinos de tríceps com barra reta e com tríceps com corda:

Tríceps com barra reta: 

Continua após a publicidade

Tríceps corda:

Continua após a publicidade

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.