Dor nas costas? A culpa pode ser da evolução genética

Dá para acreditar que a biologia evolutiva pode ser a solução para desvendar os mistérios da dor lombar? Pelo menos é isto que uma nova pesquisa revela

Dor nas costas é um dos problemas de saúde que mais afeta homens e mulheres ao redor do mundo. Mas, por que será que tantas pessoas sofrem com esse incômodo? De acordo com Kimberly Plomp, pesquisadora do Departamento de Arqueologia da Universidade Simon Fraser, no Canadá, existem muitos fatores que podem influenciar a dor lombar, inclusive a evolução humana.

Em um estudo recente, publicado na revista BMC Evolutionary Biology, Kimberly analisou as formas da espinha dorsal dos macacos (chipanzé, orangotango) em conjunto com a dos humanos (modernos e antigos). A pesquisa revelou que as pessoas que apresentam espinhas semelhantes às dos animas estão mais propensas a desenvolver pequenas lesões que formam os discos entre as vértebras – originando a dor.

Vale ressaltar que o estudo ainda está em sua fase inicial, mas os resultados ajudam a reforçar a ideia de que a postura ereta contribui para diminuir o stress na coluna vertebral, um dos fatores que contribui para reduzir a dor nas costas.

E para ficar livre dos sintomas, exercitar-se é unanimidade entre os especialistas como uma ferramenta para fortalecer o corpo, aumentar a elasticidade dos músculos das costas e relaxar – e, portanto, prevenir e tratar a dor. Confira um guia de exercícios e atitudes para dar adeus aos desconfortos:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s