Continua após publicidade

Páscoa: existe quantidade ou tipo ideal de chocolate para crianças?

Profissional lista cinco cuidados que devem ser tomados com os pequenos na data mais “chocólatra” do ano

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 27 mar 2024, 16h47 - Publicado em 27 mar 2024, 16h46

É quase impossível não relacionar Páscoa ao chocolate, ainda mais para as crianças, que costumam ganhar ovos de Páscoa. Em contrapartida, porém, muitos pais ficam em dúvidas sobre diversas questões como se vale a pena dar esse alimento para os pequenos, quais ingredientes devem ser evitados e quais são os males e benefícios do consumo.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, Patrícia Souza, professora de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), listou algumas dicas e cuidados importantes que devem ser tomados em relação ao consumo de chocolate pelas crianças.

Chocolate para crianças: cuidados

1
Continua após a publicidade

 

Leia os rótulos antes de comprar

A atenção aos rótulos é a principal aliada. Estamos falando de um produto com alto teor de gordura e açúcar. Sempre verifique a lista de ingredientes. Os itens são dispostos em quantidades – da maior para a menor, ou seja, no início da lista estará o ingrediente com maior quantidade usada e o último ingrediente da lista é aquele com a menor quantidade.

Continua após a publicidade
2

Vá pelo mais básico

Evite comprar ovos ou barras recheados para as crianças. Quanto maior a quantidade de ingredientes, maior a chance de ter açúcares e corantes – estes podem contribuir para alergias. Evite também chocolate branco, que tende a ter ainda mais gordura e açúcar.

Continua após a publicidade
3

Evite para crianças menores

Recomenda-se que crianças de até dois anos não tenham contato com alimentos que contenham açúcar adicionado para melhorar a doçura do produto, mas o ideal é postergar isso ao máximo. O paladar pode se modificar, além de propiciar o surgimento de cáries.

Continua após a publicidade
4

Divida em pequenas porções

Jamais entregue o ovo ou a barra toda para a criança – é de responsabilidade dos adultos controlar a quantidade de chocolate que a criança vai consumir. Um ou dois quadradinhos de barra por dia é a quantidade ideal. Se o produto for um ovo de páscoa, é recomendado dividi-lo ao meio e cada metade deve ser consumida em 5 dias. Claro que, se o tamanho do ovo for grande, esse fracionamento deve ser reavaliado. Lembre-se que o consumo excessivo pode aumentar os riscos de diabetes e colesterol elevado.

Continua após a publicidade
5

Tente priorizar o chocolate amargo

É difícil para o paladar dos pequenos aderir ao amargor, mas tente priorizar chocolates com maiores teores de cacau. Apesar das ressalvas, o chocolate tem propriedades positivas para a saúde, especialmente os que têm maior concentração de cacau. A alta quantidade de polifenóis, antioxidante presente em sua composição, ajuda a combater o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e, até mesmo, o câncer.

Publicidade