4 dicas para evitar os excessos da Páscoa

Nutricionistas contam os segredos para uma confraternização sem exageros

Muita gente aproveita o feriado da Páscoa para reunir a família, preparar os pratos mais saborosos e comer muito chocolate. O que pode ser um sofrimento para quem está de dieta ou procura manter uma alimentação balanceada, uma vez que não são incomuns os exageros e as refeições hipercalóricas nessas ocasiões. Mas calma! Você não precisa evitar os encontros sociais no final de semana e nem levar a própria marmita enquanto todo mundo se delicia com a bacalhoada. Conversamos com dois nutricionistas sobre as dicas de como evitar excessos:

1 – Não pule refeições

A estratégia de ficar sem jantar um dia antes ou pular o café da manhã para conseguir compensar as calorias do almoço não está com nada. O que você economiza nas refeições evitadas, consome em dobro nas outras. “A ideia é furada, a pessoa com certeza vai ficar com muita fome e acabar exagerando nos ingredientes calóricos ou gordurosos, como carboidratos ou chocolate”, explica o nutricionista esportivo e de emagrecimento Lucas Gossling, de Curitiba.

O certo, então, é tentar manter os hábitos alimentares normalmente uma semana antes da comemoração. Ou, se for o caso, maneirar nos carboidratos e focar nas proteínas. Mas sem passar fome, viu?

2 – Troque os aperitivos pela salada

“Para saciar mais, o certo é começar com um prato de salada na entrada e depois partir para o prato principal, mastigando bem o alimento e comendo devagar para o organismo entender que já está saciado”, diz a nutricionista Adriana Magalhães, da Clínica Ana Carolina Sumam, no Rio de Janeiro.

Evitar os aperitivos (como o amendoim salgado, azeitonas e queijos) e as bebidas alcoólicas e açucaradas (até os sucos naturais!) também é importante. “Quando você começa beliscando e só depois vai para a comida, vai estar com o estômago cheio e não aproveita os nutrientes do prato principal, que é o melhor. A bebida alcoólica é outro problema: cada miligrama contém, em média, 9 calorias”, afirma Adriana Magalhães. Priorize, no lugar, os chás gelados zero calorias, as águas saborizadas ou suco de limão na água com gás.

3 – Monte um prato principal com muita proteína

Uma ótima notícia para quem ama se alimentar bem: o carro-chefe das receitas na Páscoa é o peixe. “O alimento tem um alto teor de proteínas, baixo teor de gorduras ruins e geralmente é rico em ômega 3, uma das chamadas gorduras boas que trazem saciedade”, explica Lucas Gossling. Por isso, pode caprichar nas porções, principalmente se forem de atum, salmão, sardinha e arenque, que também possuem efeitos anti-inflamatórios.

O problema é que muita gente acaba exagerando também nos acompanhamentos. A batata do bacalhau ou o arroz podem ser trocados por legumes e cereais integrais. Segundo Adriana, o ideal é que seu prato seja composta de 1/2 por legumes e verduras, 1/4 de proteínas e o outro quarto dos carboidratos complexos. Desse modo, você fica mais satisfeita e evita repetições. Se for comer um pouco mais, vá sempre se salada e peixe.

4 – Prefira os chocolates amargos

A regra é clara: quanto mais ao leite o chocolate, mais açúcar ele tem. A versão branca ainda leva uma grande quantidade de gordura e é muito mais calórica, e os diets às vezes podem não ser a melhor opção. “São recomendados para pessoas com diabetes, uma vez que têm adoçante, mas mais gordura para dar forma ao chocolate”, explica Adriana.

A saída, então, é focar nos que têm mais cacau na fórmula (70% ou mais) ou aqueles que contém alfarroba e whey protein. E sempre depois do almoço, está bem? “Já que é difícil fugir do chocolate na Páscoa, pule a sobremesa e vá direto para ele”, diz Lucas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s