Continua após publicidade

Dia do Chocolate: por que escolher os com mais cacau?

Ele é tão amado que até ganhou um dia para chamar de seu! Neste Dia do Chocolate, entenda por que escolher as opções com mais cacau

Por Ana Paula Ferreira
7 jul 2023, 14h03

O Dia do Chocolate é uma ótima desculpa para quem ama comer esse doce tão amado e versátil. Contudo, escolher o tipo certo é o que faz a diferença na hora de contar com seus benefícios.

De acordo com estudos e profissionais da medicina, os chocolates feitos com uma porcentagem maior de cacau, ou seja, os mais amargos, são os melhores quando se fala em saúde. E, ao contrário do que muitos ainda acreditam, eles são, sim, indicados por nutricionistas para a rotina alimentar.

Prova disso é um estudo de 2019 publicado pela revista Depression and Anxiety, no qual as pessoas avaliadas que consumiram qualquer quantidade de chocolate amargo durante dois períodos de 24 horas tiveram 70% menos probabilidade de relatar sintomas de depressão do que aquelas que não comeram chocolate.

Mas, então, por que o cacau tem tantos benefícios?

Para que o consumo de chocolate seja consciente e saudável, é necessário estar atento à concentração de cacau, que pode variar de produto para produto. Assim, quanto maior a concentração de cacau, como é o caso do chocolate amargo e meio amargo, maiores são os benefícios para a saúde.

De acordo com a nutricionista e parceira da Bio Mundo, Fernanda Larralde, o consumo regular deste ingrediente pode ajudar a melhorar o humor, a circulação sanguínea, a regular o açúcar no sangue e a proteger o coração – tudo isso graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Continua após a publicidade

“O cacau possui um alto teor de flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes. O ideal é consumir o chocolate em uma proporção adequada para obter os benefícios, que seria duas colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de três quadrados,” ela orienta.

Alexandra Corrêa de Freitas, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, ressalta que o chocolate ao leite contém alguma quantidade de flavonóides. Esse número, contudo, é baixo, comprometendo os benefícios que podem ser oferecidos em comparação ao cacau.

“Além disso, o chocolate branco, por não conter cacau, não traz qualquer benefício adicional à saúde, a não ser pelo prazer de comer e degustar o seu sabor, o que também tem sua importância. Mas, no fim, a dica é: quanto mais amargo, melhor!”, ela aponta.

 

Publicidade