Maquiagem para treinar faz mal?
Será que tem problema usar aquele blush em bastão que está fazendo o maior sucesso?
Basta uma rápida navegada pelas redes sociais, que somos impactadas por inúmeras publicidades de makes projetadas especificamente para usar durante os treinos. Geralmente à prova d’água, esses produtos oferecem resistência até nas sessões mais intensas. Mas aí entra a questão: será que tem problema usar maquiagem para treinar?
Pode usar maquiagem para treinar?
O dermatologista Amilton Macedo, especialista em oxidologia, de São Paulo, responde: não tem problema nenhum em usar maquiagem para treinar. Ainda mais se ela for levinha, não comedogênica e tiver algum aditivo benéfico para a pele (como a proteção solar).
Outra questão muito importante é remover qualquer resquício de produto depois da sessão de suor. “Muitos dos cosméticos, hoje em dia, possuem alta tecnologia e efeitos antioxidantes e antienvelhecimento. Ou seja, além do pigmento, são bons para a cútis e não obstruem os poros”, explica o dermatologista.
Vale, também, sempre tirar a base do rosto com um itens específicos. Amilton Macedo recomenda a água micelar, uma vez que tirar com água quente e sabonete do banho pode irritar a região e deixá-la sensível, principalmente no inverno. Além disso, outros cuidados com o rosto são essenciais durante e depois do exercício:
Higienize os aparelhos e não leve a mão ao rosto
Antes de usar os equipamentos da academia, certifique-se de higienizá-los adequadamente, a fim de diminuir as chances de uma contaminação por fungos, que podem causar infecções na pele, micoses e outros problemas.
Também não se deve tocar o rosto durante o treino, já que as mãos sujas podem carregar uma infecção bacteriana. Mantenha-as longe do rosto enquanto se exercita.
Lave o rosto tanto antes quanto após o treino
Higienizar a pele com um sabonete ideal após a atividade física é tão importante quanto antes dela, uma vez que ficar com o rosto suado pode causar a prisão de bactérias na pele, além do acúmulo de sujeiras, óleo e suor
Esfolie a pele
Para deixar a pele em dia, a esfoliação não deve ser deixada de lado. Essa etapa do skincare atua na eliminação de impurezas e células mortas na superfície, dando uma textura mais macia e lisinha.
Aposte em tratamentos estéticos
Existem diversas tecnologias e tratamentos estéticos voltadas ao rejuvenescimento facial, hidratação e tônus da pele que ajudam a potencializar os cuidados home care. Os equipamentos de luz intensa pulsada, por exemplo, agem na síntese de colágeno e na despigmentação de manchas, em especial aquelas geradas pela idade. Para descobrir o melhor para o seu caso em específico, o mais indicado é procurar um dermatologista.