8 erros de beleza que você não vai cometer em 2017

O início do ano é época para reavaliar hábitos de beauté duvidosos e inserir práticas mais saudáveis na rotina de cuidados com a pele, o corpo, o cabelo

ERRO 1

EM 2016 VOCÊ… DISPENSOU O FILTRO SOLAR. Mesmo num dia em que o sol forte não aparece, você recebe uma dose de radiação nociva à aparência e à saúde do seu rosto. “As consequências variam de envelhecimento precoce a queimaduras, podendo chegar até ao câncer”, diz a dermatologista Juliana Viesi, de Curitiba.

EM 2017 VOCÊ VAI…

Ter um protetor solar para chamar de seu e manter-se fiel ao ritual de aplicá- -lo pela manhã (e repetir a dose à tarde). Compre um de acordo com seu tipo de pele e rotina. “O bom protetor é aquele fácil de usar. Quem gosta de se maquiar, por exemplo, pode se adaptar bem ao filtro com base”, diz Juliana. A médica também é a favor de proteção em lugares fechados. “A luz visível, mesmo que artificial, causa manchas irreversíveis e danos graves como câncer de pele.”

ERRO 2

EM 2016 VOCÊ… PEGOU NO SONO SEM TIRAR A MAQUIAGEM. Poros obstruídos aumentam a chance de aparecimento de cravos e espinhas (inclusive em adultas). “Em médio prazo, as linhas de expressão se tornam evidentes, pois a pele fica mais opaca e sem vida”, afirma Juliana. Já os resquícios de make na região dos olhos provocam até alergia.

Leia mais: Por que usar água termal no rosto nem sempre é inofensivo

EM 2017 VOCÊ VAI…

Transformar, de uma vez por todas, a limpeza facial noturna em rotina. E a água micelar ajuda no ritual: remove batom, lápis, blush e base, com suavidade e sem precisar de enxágue. Usou make à prova d’água? Será necessário também um demaquilante bifásico, especialmente na área dos olhos. Dica para as preguiçosas de plantão: deixem uma embalagem de lenços umedecidos no criado-mudo. Eles não fazem a limpeza completa, mas isso é melhor do que nada!

ERRO 3

EM 2016 VOCÊ… AMOU (MAS NÃO SOUBE USAR) O STROBING O iluminador virou febre: bateu cartão nas passarelas internacionais e nas fotos de influenciadoras de peso (como Gigi Hadid). Mas é preciso cautela para se jogar no make iluminado no verão, quando a pele brilha por conta própria.

EM 2017 VOCÊ VAI…

Fugir de exageros. Se aplicado em áreas que já reluzem naturalmente, como a zona T, o iluminador dá sensação de pele oleosa (adeus, glamour!). “Pense em todas as partes do rosto em que a luz bate primeiro, como testa, nariz, alto das bochechas. São essas as regiões que devem receber o produto”, diz o maquiador Gil Scawia, do Square Hair & Care. As versões cremosas e líquidas caem bem em peles secas, e a em pó nas oleosas.

ERRO 4

EM 2016 VOCÊ… COMPARTILHOU A MAQUIAGEM COM AS AMIGAS. Não se trata de egoísmo, mas de apelo à saúde. Aprender a dizer não, nesse caso, pode evitar dermatites, alergias, infecções como conjuntivite e vírus como herpes.

EM 2017 VOCÊ VAI…

Ter cuidado redobrado com seu arsenal de beauté. Se bactérias e fungos já fazem a festa em produtos que entram em contato com o ar, imagine como agem após passarem pela pele e pelas mucosas das colegas. Quanto mais líquido o make (pense em máscara para cílios, gloss e base), maior a chance de contaminação. Fica a lição: como não rola esterilizar 100% seus pincéis ou carregar descartáveis, o jeito é manter seu nécessaire só SEU.

Aprenda a lição: 7 erros de beleza muito comuns que você precisa evitar

ERRO 5

EM 2016 VOCÊ… ABUSOU DO ÓLEO DE COCO. Ele não saiu da cabeça de famosas e até da sua, que aprendeu com a BF que malhar com o óleo nos fios presos num coque hidrata profundamente. Os benefícios fizeram você usá-lo muito mais vezes do que o recomendado – o que acabou pesando no seu cabelo.

EM 2017 VOCÊ VAI…

Respeitar o tempo de pausa entre uma aplicação e outra (a cada 15 dias) e colocá-lo em contato com o couro cabeludo só em caso de extrema desidratação dessa região. “Aplicado em excesso, ele aumenta a oleosidade, podendo gerar até a queda capilar”, diz Juliana. Em fios mistos ou oleosos, só aplique o produto do comprimento para baixo ou misture-o em menor quantidade a uma máscara (uma colher de sopa de óleo de coco para uma colher de café de máscara).

ERRO 6

EM 2016 VOCÊ… NÃO CUIDOU DO COURO CABELUDO. O maior segredo para um cabelo bonito são raízes saudáveis. Limpeza mensal (para fios normais) ou semanal (para um cabelo muito oleoso) com esfoliação da região traz resultados animadores: estimula o crescimento dos fios, tem ação antioxidante e ameniza problemas como oleosidade, caspa e dermatite.

EM 2017 VOCÊ VAI…

Aplicar condicionador apenas nas pontas, evitar banhos quentes e diluir xampu com o dobro de água antes de usá-lo para não acumular excessos. Xampu antirresíduo entra na rotina uma vez na semana (para quem não faz coloração). “Mais do que isso, aumenta os riscos de ressecamento e até de gerar efeito rebote”, diz Juliana. Massagens na cabeça também fazem maravilhas por seu cabelo. “O toque estimula o fluxo sanguíneo, o aumento da oxigenação e a nutrição da raiz dos fios”, conta a cosmetóloga Cris Dios, do Laces and Hair, em São Paulo.

Veja também: 9 erros de beleza que podem te deixar mais velha do que você é 

ERRO 7

EM 2016 VOCÊ… TOMOU DE DOIS A TRÊS BANHOS POR DIA. Além de ser politicamente incorreto, sua pele sofreu bocados com essa prática. O exagero no banho pode até causar lesões.

EM 2017 VOCÊ VAI…

Ter consciência ecológica e pensar bem antes de ir para o chuveiro muitas vezes ao dia. “Em caso de necessidade de um segundo banho, use sabonete nas axilas, nas virilhas e nos pés. Nas outras áreas, só água. Caso contrário, a pele resseca, coça, fica irritada…”, diz a dermatologista Adriana Leite, de São Paulo. Produtos com pH fisiológico (geralmente líquidos) respeitam a cútis e são mais adequados no verão. Exagero, só se for com o hidratante pós-banho!

ERRO 8

EM 2016 VOCÊ… PASSOU CREME ANTICELULITE COMO UM HIDRATANTE. Os anticelulite devem ser usados apenas nas áreas afetadas (eles aumentam a vascularização e podem causar alergia em outras regiões) e aplicados com movimentos específicos (e não apenas espalhados como você faz com o hidratante corporal).

EM 2017 VOCÊ VAI…

Caprichar na massagem na hora de aplicar o creme de tratamento para turbinar a ação de ativos como a cafeína e o nicotinato de metila, amplamente usados para amenizar os furinhos. “Fazer movimentos circulares de baixo para cima, no sentido linfático, ajuda a ativar a microcirculação e minimizar o inchaço”, diz a esteticista Betina Weber, gerente do Kennzur Spa, em São Paulo. A pele aquecida após o banho facilita a penetração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s