Como proteger a pele dos danos dos treinos?

Vermelhidão, coceiras e até acne. Treinar é bom, mas cuidar da pele é essencial para que o suor não interfira na saúde da cútis.

Por Marcela De Mingo Atualizado em 16 set 2021, 14h28 - Publicado em 20 set 2021, 08h00

Você já saiu de um treino intenso com o rosto vermelho, formigando? Já teve coceira e até irritações depois de um dia de exercícios intensos? Pois é, fazer exercícios físicos é ótimo para a saúde e para a pele, mas, às vezes, pode gerar efeitos desconfortáveis no rosto. 

“Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos também precisa adotar uma rotina de skincare para manter a pele sempre saudável e evitar uma série de problemas, como a acne, foliculite, ressecamento e sinais de irritação no rosto e/ou corpo”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

EFEITOS DOS EXERCÍCIOS NA PELE

No longo prazo, eles aumentam a circulação e deixam ela mais bonita. Mas, imediatamente, a história é outra.

De acordo com a especialista, o efeito direto está, principalmente, relacionado à sudorese. O acúmulo de suor e sujeira pode aumentar a proliferação de bactérias na pele e, como possui um pH muito ácido, pode prejudicar o tecido cutâneo. O resultado desse processo é:

  • desidratação da pele;
  • irritação e;
  • até mesmo acne, por conta da obstrução dos poros. 

“Por isso, é muito importante ter uma boa rotina de cuidados. Isso ajudará a remover o suor e impurezas, controlar a oleosidade, restabelecer o pH e auxiliar na recuperação do tecido cutâneo, mantendo a saúde de sua pele”, continua ela.

“Algumas pessoas sofrem mais com a irritação e a vermelhidão causada pelos exercícios físicos por uma maior sensibilidade na pele ou predisposição ao ressecamento”, diz a Dra. Patrícia.

COMO EVITAR PROBLEMAS DE PELE APÓS OS TREINOS

Cuidados pré-treino

O ideal é praticar atividades físicas com a pele limpa, bem hidratada e foto-protegida. Isso significa lavar o rosto com um gel de limpeza específico para o seu tipo de pele e apostar no uso da solução micelar caso você não tenha muito tempo para tirar a maquiagem ou lavar o rosto adequadamente antes de treinar – essa é uma boa ideia para quem costuma emendar a academia no trabalho, por exemplo. 

Continua após a publicidade

Quer você faça atividades ao ar livre, quer em um ambiente fechado, passar protetor solar é indispensável em qualquer uma das situações. O uso previne que a pele sofra diretamente os danos da radiação solar ou da luz visível, emitida por lâmpadas e aparelhos eletrônicos, que podem também causar manchas de melasma e acelerar os sinais do envelhecimento precoce.

Cuidados durante o treino

“Uma boa dica também é lavar o rosto com água fria de duas a três vezes para acalmar a pele e fazer com que volte a coloração natural”, diz a dermatologista. “E uma ótima opção é o uso da água termal. Esse produto contém ativos tranquilizantes, calmantes ou anti-inflamatórios em sua formulação, o que promove relaxamento  do tecido e melhora das irritações.”

Cuidados pós-treino

“Depois da academia, é essencial praticar a sua rotina de skincare como de costume. Lave o rosto com o seu gel de limpeza e depois aplique um hidratante leve. Se for de dia, finalize com protetor solar”, aconselha. 

E esses cuidados não param na sua rotina de skincare. De acordo com a médica, tirar a roupa suada o mais rápido possível também é importante para permitir que a pele respire adequadamente, prevenindo o entupimento de poros e o aparecimento de foliculite. Na hora do banho, o ideal é optar pela água fria ou morna, e evitar ao máximo a água muito quente, já que essa temperatura é responsável por piorar o ressecamento e a irritação da pele. 

No mais, caso a vermelhidão, as coceiras ou as irritações continuem, o ideal é procurar um médico dermatologista. 

Continua após a publicidade
Publicidade