Continua após publicidade

Benefícios do chá de amora

Se você gosta da fruta, você vai adorar o chá

Por Larissa Serpa
20 nov 2024, 20h00
Tigela de amoras
Gosta da fruta? (./Getty Images)
Continua após publicidade

Amoras são uma fruta popular do verão. Muitos entusiastas de frutas vermelhas amam seu sabor doce e ela é o complemento perfeito para geleias, iogurte e até chá — sim, chá de amora.

O chá de amora pode ser feito de folhas de amora, bem como de frutas frescas. Ambas as formas oferecem benefícios à saúde e sabor em camadas que satisfarão qualquer desejo por doces. Saiba mais sobre o chá de amora, incluindo como fazê-lo aqui.

O que é chá de amora?

O chá de amora é normalmente feito pela infusão de chá preto com amoras frescas. O chá aromatizado oferece as notas ousadas e terrosas do chá preto com um toque de sabores azedos e doces graças às amoras. O chá de amora também pode ser feito de folhas frescas ou secas da planta da amora e é conhecido como chá de folhas de amora.

Benefícios para a saúde do chá de amora

1. Rico em antioxidantes

Amoras silvestres contêm altas concentrações de antioxidantes — incluindo flavonoides, taninos e polifenóis — que podem ajudar a proteger a saúde humana. Esses antioxidantes trabalham para prevenir danos causados ​​por radicais livres — células altamente reativas que lentamente causam uma quebra nos processos celulares normais. O dano causado por radicais livres é conhecido como estresse oxidativo, que tem sido associado a doenças graves que vão desde problemas cognitivos e câncer até envelhecimento prematuro.

Continua após a publicidade

As propriedades fenólicas e antioxidantes do chá de amora podem ser benéficas para a saúde da pele e as frutas escuras são frequentemente encontradas em produtos naturais para a pele. Esses antioxidantes ostentam propriedades anti-inflamatórias que funcionam para reduzir a aparência de linhas finas e rugas.

2. Bom para o coração

As antocianinas nas amoras podem ajudar a proteger a saúde do coração, afetando diretamente a pressão arterial. Uma pesquisa publicada em 2011 descobriu que as amoras, juntamente com mirtilos e morangos, reduziram efetivamente a pressão arterial e modularam os níveis de açúcar no sangue. Esses benefícios são particularmente úteis para pessoas que podem ter um ou mais fatores de risco para doenças cardíacas.

3. Auxílio ao sistema digestivo

Beber chá de amora pode ajudar a estimular a produção de enzimas digestivas que permitem que o corpo quebre os alimentos de forma mais eficiente. Como o chá de amora é uma mistura de folhas de chá preto ou verde e amoras, essas infusões de ervas contêm uma quantidade moderada de cafeína. Os baixos níveis de cafeína podem ajudar pessoas que sofrem de constipação, pois é um laxante bem conhecido.

Continua após a publicidade

4. Reforço imunológico

As amoras contêm vitamina C, vitamina K e vitamina E, todas benéficas para um sistema imunológico saudável. A vitamina C pode ajudar a encurtar a duração e a gravidade do resfriado comum e também pode sinalizar uma resposta melhorada do sistema imunológico quando um vírus ou patógeno é identificado. A vitamina K também desempenha um papel significativo na coagulação do sangue e pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização de feridas. Na verdade, um dos usos tradicionais das amoras pelos gregos antigos era para feridas.

Como fazer chá de amora

Ingredientes:
6 xícaras de água
3 xícaras de amoras frescas
3 colheres de sopa de chá preto ou 6 saquinhos de chá preto
1 xícara de açúcar

Instruções:
Faça a água ferver rapidamente em uma panela grande no fogão.
Em uma jarra grande de vidro, misture as amorass e o açúcar, esmagando delicadamente as frutas para liberar o sabor.
Quando a água ferver, adicione as folhas de chá preto à água fervente e retire do fogo. Deixe em infusão por 3 a 4 minutos antes de remover as folhas de chá. Longer tempos de infusão podem resultar em sabores adstringentes, então observe o tempo de infusão de perto.
Despeje o concentrado de chá na jarra e deixe a mistura esfriar até a temperatura ambiente.
Sirva imediatamente em copos altos cheios de cubos de gelo ou guarde na geladeira para uso posterior.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.