Face taping: técnica popular no TikTok realmente reduz rugas?
Técnica está sendo apresentada como uma novidade na rede social, mas é antiga. Saiba mais
Nos últimos meses, a técnica face taping ressurgiu no TikTok como uma tendência, mas nem é tão nova assim: trata-se de colar fitas adesivas em áreas estratégicas do rosto para evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Seus adeptos normalmente fazem o processo à noite, para que as fitas ajam durante o descanso noturno. Mas será que a estratégia realmente funciona? Vamos entender melhor a seguir:
Face taping tira rugas?
O “face taping”, como essa técnica é chamada em inglês, é tão simples quanto soa: implica no uso de fitas adesivas mais grossas e de alta resistência em locais estratégicos do rosto, onde as rugas costumam aparecer – pense nas laterais da boca, na testa e até ao redor dos olhos, por exemplo.
O seu uso durante a noite, em teoria, ajuda a reduzir as linhas de expressão justamente por esticar a pele e promover um tipo de pressão que ameniza a sua aparência – o que também significa que essa técnica dá um resultado “instantâneo”, considerado bastante interessante a curto prazo.
Aliás, é por causa disso que a técnica, apesar de ter viralizado na rede social, não é nova. Ela é muito conhecida entre as drag queens – que usam do recurso para mudar a aparência durante uma performance – e das estrelas do cinema, que se utilizam dessas fitas para “amenizar” linhas de expressão antes de entrarem em cena.
Fita adesiva no rosto
Sim, elas funcionam, mas em partes. De acordo com a Dra. Michele Monteiro, dermatologista pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, elas são uma estrutura mecânica, ou seja, tracionam a pele impedindo que ela enrugue. “Porém, o efeito é temporário e, caso não consigamos manter o estímulo, não teremos um resultado duradouro”, explica.
Os benefícios, portanto, duram pouco, apenas enquanto as fitas estiverem sendo utilizadas – afinal, é nesse momento que elas “esticam” a pele. Pode-se comparar o uso dessas fitas ao da maquiagem para cobrir imperfeições – parece que algo mudou, mas apenas superficialmente.
Fora isso, existe outro ponto importante: a sensibilidade. “Como é uma fita adesiva, dependendo do grau de sensibilidade da pele pode haver irritações e eczemas na área aplicada”, explica a médica.