As frutas mais calóricas do Brasil e como balancear na dieta
Veja a lista com as frutas que devem ser consumidas em pequena quantidade para não prejudicar a alimentação equilibrada

Apesar de saudáveis, é fato que existem algumas frutas mais calóricas, que podem prejudicar um plano alimentar equilibrado quando consumidas em excesso.
No entanto, é preciso lembrar que, normalmente, seus nutrientes compensam – são vitaminas, fibras e antioxidantes que protegem as células, a pele e o intestino. Não é à toa que a OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere consumir no mínimo três porções de fruta por dia.
Mas, afinal, quais são opções mais calóricas? A seguir, você confere o top 10!
10 frutas mais calóricas
Veja a seguir quais são as 10 frutas com mais calóricas por 100g, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):
- Macaúba – 404 kcal
- Coco – 402 kcal
- Tamarindo – 276 kcal
- Pequi – 205 kcal
- Abacate – 96 kcal
- Açaí polpa – 80 kcal
- Banana prata – 98 kcal
- Uva tipo Itália – 70 kcal
- Jaca – 88 kcal
- Caqui – 81 kcal
Como minimizar os danos na dieta?
De acordo com a nutricionista Carolina Baliere, é possível consumir essas frutas e ainda assim conseguir minimizar os danos que elas podem causar à dieta.
“Para reduzir o risco de atrapalhar a dieta, sempre que possível, procure consumir as frutas com a casca ou outras fontes de fibras (aveia, farinha de linhaça), gordura boa (castanhas) ou proteína magra (iogurte, queijo)”, ensina a profissional.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.