3 dicas para incluir na sua dieta e ajudar a prevenir o câncer de mama

As plataformas Gympass e Lifesum levantaram, através de estudos, maneiras comprovadas de prevenir a doença

Por Larissa Serpa Atualizado em 29 out 2021, 16h29 - Publicado em 29 out 2021, 16h28

Estudos refletem um cenário importante a ser discutido e levado em consideração: fatores como menstruar precocemente, ter uma gravidez tardia, reposição hormonal, dentre outros fatores, podem influenciar as chances do desenvolvimento de câncer em mulheres, bem como o fator genético.

Entretanto, existem hábitos e estilos de vida que podem mitigar essas chances.

Segundo a pesquisa “Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física”, realizada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), do Instituto Nacional do Câncer (INCA), hábitos saudáveis ajudaram a reduzir a incidência de câncer de mama em cerca de 13% dos casos no Brasil em 2020. Esse levantamento faz parte de um estudo que analisou o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso, da inatividade física e da não amamentação.

“A dieta pode desempenhar um papel enorme na prevenção de doenças. Os alimentos verdadeiros e saudáveis fornecem os ingredientes fundamentais para o que nos constrói e nos torna resistentes”, diz Christina Jax, Conselheira de Saúde da Lifesum, aplicativo parceiro do Gympass.

Mas, como já te contamos aqui, existem diversos mitos em torno dessa relação alimentação X câncer.

Em conjunto, as duas plataformas contam 3 dicas, comprovadas pela ciências, que ajudam a prevenir o câncer de mama:

Continua após a publicidade

FRUTAS E LEGUMES DE COR ESCURA

Mantenha suas refeições sempre coloridas! Adicionar tanta variedade de frutas e legumes de cor escura é uma maneira poderosa de ajudar a prevenir o risco de câncer de mama. Alimentos vegetais como bagas, pimentões, ameixas, batatas-doces e verduras de folhas escuras são fontes ricas em fitonutrientes e folato, o que pode ajudar a diminuir o risco de inflamação e doenças.

ALIMENTOS INTEIROS

Mantenha os alimentos inteiros! Planeje suas refeições e petiscos com base em alimentos reais e integrais. Estudos mostram que as mulheres que consomem menos alimentos processados que contêm excesso de açúcar, farinhas refinadas e gorduras industrializadas têm um risco menor de desenvolver câncer de mama.

CHÁ VERDE E BEBIDAS FERMENTADAS

Mantenha-se hidratado! Escolher as bebidas certas pode fazer toda a diferença. Estudos mostram consistentemente que o chá verde com seus compostos anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Além disso, fazer pequenas pausas no dia para apreciar o chá pode proporcionar relaxamento e contribuir para a diminuição do estresse. Outra grande escolha são as bebidas fermentadas, como o Kombuchá, que contêm bactérias benéficas para a saúde, que contribuem para uma melhor saúde imunológica geral.

Continua após a publicidade

Publicidade