Como fazer o abacate durar mais

Descubra a maneira correta de preservar a fruta

Por Amanda Ventorin Atualizado em 6 Maio 2022, 12h39 - Publicado em 14 Maio 2022, 10h00

Os abacates estragam rápido demais, eu sei. Quem nunca precisou jogar um fora um abacate enquanto você apenas esperava ele madurar sabe muito bem o que é a frase “se você piscar, perde”. Nas redes, além de ótimas brincadeiras sobre a maneira rápida como a fruta estraga, muitas pessoas compartilham dicas sobre como fazer o abacate durar mais e como preservá-lo.

No facebook, uma postagem de Lisa Couch viralizou ao ensinar um truque para manter a qualidade do abacate por semanas. De acordo com a internauta, submergir abacates maduros em água e refrigerar até que esteja pronto para usá-los ajuda a manter o pico de maturação por semanas.

O feedback positivo fez com que a técnica chegasse ao Tiktok,  sendo testada (e aprovada!) por diversas pessoas que o consideraram um “truque legítimo”.

 

Continua após a publicidade

MAS É SEGURO?

Algumas considerações devem ser feitas antes de sair colocando o abacate em vasilhas com água. Um artigo publicado pela agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA) desencoraja a prática, pela possibilidade de bactérias como a Salmonella  estarem na superfície da fruta, se multiplicando durante o armazenamento quando submersos em água. A Salmonella  é uma bactéria que pode causar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e, em casos graves, complicações com risco de vida.

Você pode estar pensando que a solução é simples: Higienizar o abacate antes de colocá-lo na água. De acordo com um estudo publicado pela FDA, a bactéria consegue se infiltrar e internalizar-se na polpa do abacate quando submersos em tanques dentro de 15 dias desde sua refrigeração.

COMO FAZER O ABACATE DURAR MAIS (DE MANEIRA SEGURA)

Não é porque o ato de mergulhar os abacates não seja o mais seguro que você deva se contentar a abacates que passaram do ponto pro resto da sua vida. De acordo com o National Center for Home Food Preservation, existem outras maneiras de se preservar a fruta.

  • Coloque o abacate maduro (ou quase) na geladeira, isso preservará sua qualidade por alguns dias;
  • Congele pedaços maduros, garantindo a longo prazo, a maturação ideal;
  • Não irá consumi-lo inteiro? Deixe o caroço e pele intacta e o embrulhe firmemente em filme plástico ou em uma vasilha hermética (que impede a entrada e saída de ar) e os coloque na geladeira para um dia extra de abacate.
Continua após a publicidade

Publicidade