Continua após publicidade

Água com chia: emagrecimento rápido ou apenas mito? Descubra a verdade

Receita "milagrosa" sempre dá o que falar nas redes sociais

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h29 - Publicado em 26 set 2024, 20h00
sementes de chia na colher de madeira
 (m-chin/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

A receita não é nova, mas de tempos em tempos reaparece no TikTok prometendo verdadeiros “milagres”, como o emagrecimento rápido. A dupla água + chia é simples de preparar, mas será que garante tantos benefícios assim para a perda de peso?

A mistura consiste em duas colheres de sopa de chia, meio limão e um copo de água. Antes de beber a poção, recomenda-se que a bebida “descanse” por um tempo até se tornar mais gelatinosa. 

Em vídeos nas redes sociais, usuários não só gravam a si mesmos preparando a bebida, como bebendo e dando updates do pós-ingestão – até mesmo mostrando se ela funcionou ou não. Mas o que será que dizem os especialistas? 

Água com chia emagrece? Reais benefícios da receita

A resposta você já deve imaginar: sozinha, a água com chia não é capaz de nos fazer emagrecer. Afinal, o que vai ajudar mesmo é a velha junção de hábitos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, controle do estresse, sono de qualidade… E por aí vai. Mas, então, para que ela serve?

“A chia é uma semente riquíssima em fibras, ômega-3, proteínas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco”, explica a nutricionista Clariana Colaço.

Continua após a publicidade

“Também é rica em vitaminas do complexo B. Pode ser consumida em saladas, frutas, lácteos, pães e bolos. Além de super saudável e versátil, ela dá sabor e textura aos alimentos”. 

São por motivos como esses que a chia é considerada um superalimento, e os benefícios só aumentam com o consumo diário. De acordo com a profissional, as fibras presentes na chia colaboram para a redução de doenças cardiovasculares e a regulação do índice glicêmico dos alimentos. 

“As vitaminas e minerais em conjunto aumentam a imunidade, disposição e saúde como um todo. Todos são super oxidantes, promovendo a renovação celular. Além disso, o complexo B contribui para a beleza das unhas, cabelo e pele”, continua. 

Continua após a publicidade

E para a prisão de ventre, será que funciona?

De acordo com a nutricionista, a água de chia é uma mistura da chia com água para hidratar as sementes. O ideal é uma mistura de 1 colher de sopa para 1 copo de 250 ml de água em temperatura ambiente. O limão é opcional: pode ser adicionado ou substituído por outro alimento para dar sabor e agregar outros benefícios. 

“Essa mistura forma um gel que, ao ser consumido, lentifica a digestão, promovendo saciedade ao nosso corpo. Por isso, recomenda-se ingerir ao acordar para auxílio do bom funcionamento intestinal, ou antes das principais refeições para aumentar a saciedade e diminuir o apetite, o que leva a perda de peso”, explica Clariana. 

Ou seja, existem, sim, vantagens na mistura. No entanto, é preciso muita atenção. Segundo a nutricionista, a mistura é benéfica, mas nunca de forma isolada. A chia naturalmente tem fibras que facilitam o funcionamento do intestino, no entanto, sozinha ela não faz milagres.

Continua após a publicidade

“Ela deve ser sempre associada com ingestão adequada de água ao longo do dia. Além do alto consumo de frutas, verduras e legumes, que também são ricos em fibras, vitaminas e minerais. E sempre aliado com a prática de atividade física. É um conjunto de ações saudáveis que ajudam na saúde num todo, além da saúde intestinal”, diz a profissional. 

Ou seja, se você lida com a constipação com frequência, saiba: apenas a água de chia não vai resolver a situação. O intestino saudável funciona desde que você: 

  • Siga uma alimentação com alimentos ricos em fibras, como a chia
  • Tome a quantidade adequada de água (pelo menos 2 L/dia) 
  • Consuma frutas, verduras e legumes
  • Pratique atividades físicas com frequência
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.