Água com gás faz mal? Entenda os prós e contras dessa bebida
Alternativa para bebidas como sucos, refrigerantes ou drinks, a água com gás foi objeto de estudo para descobrir se pode fazer mal à saúde. Confira!

A água com gás é uma alternativa para quem quer substituir o consumo de refrigerantes ou sucos industrializados. Mas será que ela é uma bebida saudável? A seguir, nós esclarecemos essa dúvida!
Água com gás faz mal?
De acordo com um estudo publicado em 2016 no Journal of the American Dental Association, a resposta é não, porque o pH da água com gás, que é cerca de 5, não é baixo o suficiente para desgastar o esmalte dos dentes. Ou seja, não é prejudicial à saúde!
Em comparação, os refrigerantes gaseificados, por exemplo, contêm baixo pH e, por isso, podem corroer o esmalte. Por esse motivo, os estudiosos sugerem sempre verificar o rótulo do produto antes do consumo, para conferir se não ele possui adoçantes, sódio ou outros aditivos.
Vale ressaltar, ainda, que as águas gaseificadas industriais (aquelas com sabores, sabe?) são preparadas com ácido cítrico e, neste caso, podem sim causar danos à saúde dos dentes.
Já a club soda, que não é igual à água com gás, recebe substâncias como bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, fosfato de sódio e citrato de sódio para cortar a acidez da água.
A quantidade de sódio é pequena e varia entre as marcas, mas pode comprometer a saúde se você consumir com frequência. Por isso, o indicado é ter cuidado, pois o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e causar inchaço.