Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Água com gás faz mal aos rins?

Por Dra. Mariana Menegusso
8 jul 2024, 08h00

Existem dois tipos de água com gás: natural, quando já vem gaseificada da fonte, e a artificial, que é a mais comum e é feita a partir da adição de gás carbônico à água.

Quando ingerida em grande quantidade, a água com gás pode causar sensação de distensão abdominal, piora dos sintomas de refluxo gastroesofágico e flatulência.

A água com gás tem o mesmo poder de hidratação da água normal e pode ajudar a aumenta a ingesta em quem tem dificuldade de tomar a água normal. Além disso, pode contribuir para a diminuição do consumo de refrigerantes, contribuindo para a manutenção do peso corporal e a diminuição dos riscos relacionados ao excesso de refrigerante.

Água com gás faz mal aos rins?

Não existe nenhuma comprovação científica de que a água com gás cause qualquer dano aos rins.

Continua após a publicidade

O cuidado com a saúde dos rins depende de um estilo de vida saudável, do controle do peso e do tratamento adequado das principais doenças associadas ao surgimento da Doença Renal Crônica, que são a hipertensão arterial e o diabetes.

Para isso, é importante ingerir água o suficiente para manter a urina bem clarinha, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico regularmente, buscar dormir bem e procurar maneiras de lidar com o estresse, com técnicas de relaxamento, por exemplo.

Respondido por:

Dra. Mariana Menegusso, nefrologista

Publicidade