Alimentação antes do treino: saiba quais escolhas fazem a diferença na performance
Profissional esclarece o que funciona (e o que atrapalha) na hora de escolher o pré-treino ideal
A alimentação faz parte do processo, seja ele de emagrecimento ou hipertrofia. E a alimentação antes do treino é um fator determinante para a performance, disposição e até mesmo para a prevenção de fadiga precoce. De acordo com a professora Gláucia Figueiredo Braggion, do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a escolha correta dos alimentos faz diferença tanto em treinos de força quanto em atividades aeróbicas.
A profissional listou a seguir, pontos relevantes que você deve levar em consideração para sua alimentação antes do seu treino:
Energia e disposição: o papel dos carboidratos
De acordo com a especialista, frutas, sucos, pães e outras fontes de carboidratos são os melhores aliados no pré-treino. “Eles fornecem energia rápida, ajudam a retardar a fadiga e evitam quadros de hipoglicemia durante a atividade”, explica Gláucia.
Café como pré-treino: mito ou verdade?
A cafeína pode, sim, ser uma aliada. “O café é capaz de otimizar a performance em atividades aeróbicas, mas o consumo deve ser moderado. O excesso pode causar refluxo, e pessoas muito habituadas à cafeína podem não sentir os mesmos efeitos”, alerta a professora.
Abacate: evitar antes do exercício
Apesar de saudável em diversos contextos, o abacate não é uma boa opção de pré-treino. “Por ter elevado teor de gordura, sua digestão é mais lenta e pode comprometer o esvaziamento gástrico, atrapalhando a performance”, esclarece.
Combinação de nutrientes
Embora o carboidrato seja o nutriente mais importante antes da prática, a professora reforça que uma dieta equilibrada e variada — que também contemple proteínas em outros momentos do dia — é fundamental para manter o padrão alimentar saudável de atletas e praticantes regulares de exercícios.
Força x resistência: há diferenças no prato
A escolha dos alimentos também deve considerar o tipo de treino, como:
Treinos de força: pedem carboidratos simples e de rápida absorção, já que exigem energia imediata.
Treinos aeróbicos: como têm maior duração, é interessante mesclar carboidratos de rápida e lenta absorção. “Combinar frutas, cereais e pães integrais pode ajudar a manter a glicemia estável por mais tempo”, orienta Gláucia.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Fernando Fernandes: “No momento de dificuldade, eu vi que o esporte ia me mostrar novos caminhos”
Descubra como melhorar a mobilidade do quadril com 4 exercícios práticos
3 variações de rosca martelo que vão turbinar seu treino de bíceps
Entenda o bunny hop: um aliado para melhorar potência e resistência muscular
4 exercícios com a barra W para maximizar seus treinos de braço