Como fazer alimentos empanados mais saudáveis

Esqueça a fritura e farinha branca - aposte no forno e em uma variedade de grãos na hora de empanar

Por Amanda Ventorin Atualizado em 16 Maio 2022, 14h36 - Publicado em 16 Maio 2022, 10h00

Uma crocância faz qualquer prato – desde vegetais até carnes – se tornar mais especial. Apesar do seu sabor impecável, muitas vezes, o modo como os alimentos adquirem essa textura não é o dos melhores: imerso em óleo quente.

“Nas frituras, encontramos vários riscos a saúde. Os alimentos fritos geralmente contém um elevado teor de açúcares, sódio e gorduras trans (que são formadas pela gordura insaturada passando pelo processo de hidrogenação que traz muitos malefícios)” explica Viviane Gomes, nutricionista.

As frituras podem causar diversos problemas cardiovasculares como o entupimento das artérias, aumento do colesterol ruim (LDL), hipertensão, câncer, infertilidade, obesidade, problemas no cérebro, inflamação do hipotálamo (que é a região do cérebro que controla a fome e a saciedade) e diabetes. “Elas aumentam a resistência do hormônio que controla a taxa de glicose no sangue, causando cansaço, mal estar, fadiga e dores na cabeça, além de desencadear a diabetes” continua a profissional.

COMO FAZER ALIMENTOS EMPANADOS SEM FRITURA

De acordo com Fabrício Ribeiro, nutricionista, muitas propriedades dos alimentos fritos imersos em óleo são alteradas, como qualidade sensorial e nutricional e toxicidade, podendo chegar a níveis em que o produto se torna impróprio para o consumo. Por isso, veja essas dicas para melhorar o conusmo:

  • INVISTA EM FRITADEIRAS ELÉTRICAS

Em vez de mergulhar o alimento em óleo quente, você pode assar no forno com um fio de azeite, em panelas elétricas ou até mesmo em sanduicheiras. Assim, o alimento irá manter a crocância sem causar tantos problemas a saúde como uma fritura em excesso.

Continua após a publicidade

  • VÁ ALEM DA FARINHA BRANCA 

Farinha branca, ovos… Essa geralmente é a combinação que mais conhecemos quando é hora de empanar. Mas você pode substituir a farinha branca por:

  1. farinha integral, temperando-a de acordo com seu paladar;
  2. aveia;
  3. cereais de milho sem açúcar;
  4. sementes como de girassol ou gergelim;
  5. castanhas trituradas grosseiramente;
  6. quinoa inchada.

Já a água, clara de ovo e leite também podem fazer parte do processo de umedecer o alimento.

DICA DE PREPARO

Coloque em três tigelas: quinoa folhada moída, ovos mexidos crus e quinoa folhada.

Mergulhe frango, peixe ou legumes na quinoa folhada moída, depois no ovo, depois na quinoa folhada e sele ou asse.

Você vai conseguir um sabor de noz tostada e uma crocância realmente satisfatória.

Continua após a publicidade

Publicidade