6 chás que potencializam seu treino e aceleram seu metabolismo
Nutricionista dá a dica de quais são chás estimulantes e aceleradores do metabolismo

O chá é uma bebida milenar que faz parte da história e cultura de diversos países do mundo. Preparado a partir de ervas, flores, frutos e especiarias, os chás possuem diversas funcionalidades, principalmente para a saúde.
Além disso, chás podem ser ótimos estimulantes e aceleradores de metabolismo. Carla Fiorillo, nutricionista da Puravida, trouxe a dica de 6 chás que potencializam seu treino.
Mas antes, a profissional explica: “Diversos tipos de chá são conhecidos por terem efeitos estimulantes e aceleradores do metabolismo, principalmente devido à presença de compostos bioativos como polifenóis, catequinas e cafeína. O consumo regular desses chás pode contribuir para o aumento do gasto energético, queima de gorduras e melhora da disposição”.
Além disso, a nutricionista destaca a respeito da quantidade de consumo: “É importante ressaltar que, apesar de os chás serem naturais, o consumo excessivo de cafeína e bebidas estimulantes pode causar efeitos adversos como insônia, taquicardia, ansiedade ou distúrbios gastrointestinais. Por isso, devem ser consumidos em doses pequenas a moderadas, cerca de 1 a 3 xícaras por dia, e evitados após as 16h, pois podem afetar a qualidade do sono”.
Veja abaixo 6 chás que potencializam seu treino e uma breve explicação a respeito da ajuda no seu processo de emagrecimento:
Chá verde
É obtido a partir da planta Camellia sinensis, na qual suas folhas são expostas ao vapor d’água logo depois de colhidas.
Ele contém cafeína e antioxidantes, como as catequinas, especialmente a epigalocatequina galato (EGCG), que juntos podem aumentar a termogênese e estimular a oxidação (queima) de gorduras. A cafeína estimula o sistema nervoso central, potencializando o gasto calórico e desempenho durante o exercício.
2Chá preto
Também é obtido através da planta Camellia sinensis, mas difere quanto ao processamento das folhas. Para obtenção do chá preto, as folhas são submetidas ao processo de fermentação, que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso.
Rico em cafeína e teaflavinas, o chá preto contribui para o aumento do metabolismo, melhora a sensibilidade à insulina e pode ajudar na redução do peso corporal e na melhoria do perfil lipídico. Durante o exercício, aumenta a energia, reduz a percepção de esforço e pode ajudar na modulação glicêmica em atividades prolongadas.
3Chá branco
O chá branco também é feito a partir das folhas da Camellia sinensis, porém seu método de produção é diferente. Nesse caso, as folhas e os brotos da planta são colhidos ainda jovens, antes da abertura das flores, e submetidos a um cozimento a vapor logo após a colheita. Diferente do chá preto, esse tipo de chá não passa por fermentação e, ao final, as folhas são secas.
O chá branco possui alta concentração de polifenóis, especialmente eficaz em aumentar a oxidação de ácidos graxos e inibir a formação de gordura, promovendo maior gasto energético e controle de peso.
Chá mate
O chá mate, preparado a partir das folhas da Ilex paraguariensis, é uma bebida rica em compostos bioativos, especialmente cafeína, polifenóis (como ácidos clorogênicos e cafeoilquínicos), flavonoides, além de vitaminas e minerais.
Ele é considerado estimulante e acelerador do organismo principalmente por sua cafeína e compostos antioxidantes, colaborando para aumentar a energia, o foco, auxiliar na redução de gordura corporal e potencializar o treino ao aumentar a disposição, acelerar a recuperação muscular e proteger contra danos oxidativos.
Chá oolong
O Chá Oolong também é feito com folhas de Camellia sinensis, que podem ser processadas de duas formas diferentes: Em uma delas as folhas são coletadas e desidratadas até ficarem enroladas em longas folhas curvas, ao passo que em outro método as folhas são comprimidas numa forma esférica.
Contém cafeína e polifenóis, estimula a oxidação das gorduras, aumenta a atividade de enzimas ligadas ao metabolismo lipídico e pode ajudar no controle do peso e no aumento de energia.
6Rico em gingerol, shogaol e outros compostos fenólicos, o chá de gengibre é considerado estimulante e acelerador do organismo, pois ativa o metabolismo energético, aumenta o gasto calórico, favorece a utilização de gorduras como fonte de energia, reduz a dor muscular e melhora a circulação sanguínea. Esses efeitos colaboram para potencializar o desempenho e a recuperação nos treinos, tornando o gengibre um aliado natural para quem busca melhores resultados nas atividades.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.