Seven: experimentei a clínica de emagrecimento das famosas
O corpão de Giovanna Antonelli e Cauã Reymond? Foram "contruídos" em conjunto com a Seven. Mas será que funciona para nós, "reles mortais"?

A não ser que você tenha passado os últimos 2 meses isolado em um retiro sem acesso à internet, é provável que você tenha sido impactado por algum post da Clínica Seven nas suas redes sociais.
Giovanna Antonelli, Camila Coelho, Cauã Reymond, Ana Paula Siebert, Consuelo Blocker e… Minha mãe, todos já foram atrás da clínica para atingir seus objetivos e juram por seus resultados — “Li, perdi 10 kg, você precisa tentar”, disse minha mãe em uma mensagem do WhatsApp.
Sem o uso de remédios e com uma suplementação própria, a Seven tem alcançado uma taxa de satisfação de 94,5% na primeira semana de tratamento, segundo dados do time de marketing da clínica. Nesse sentido, o processo de emagrecimento ganha uma nova visão, que prioriza o cuidado com a saúde e tem a estética como mera consequência. “Ganhei muita autoestima, plano alimentar adaptado, muita massa magra e tenho na consciência a longevidade”, afirmou a paciente Débora Bassanezi à Boa Forma. Mais uma “pessoa real” que virou fã da clínica.
Fui convencida. Entrei em contato com o time da Seven e, durante dois meses, experimentei a dieta para contar para vocês o resultado.
Começando um atendimento nutricional
Como regra, eu evito dietas extremas ou regimes alimentares no geral. Dunkan? Nunca tentei. Dieta Keto? Não vou me incomodar com isso de jeito nenhum. O plano Paleo? Algumas coisas são melhores deixadas nos livros de história. Mas a promessa do plano de dieta da Seven me atraiu: perder peso mantendo a massa magra. Ou seja, sem perder músculos.
Eu já tinha esse objetivo e sabia que precisaria de uma estratégia se quisesse fazer isso funcionar.
O atendimento na clínica me direcionou a três pilares:
- acompanhamento com uma profissional
- teste de bioimpedância para entender minha composição corporal (te conto mais sobre isso mais pra frente na matéria)
- teste genético para determinar minhas intolerâncias
Comecei a dieta cerca de dois meses antes do carnaval com a meta de perder 4kg sem perder musculatura. Como no site da clínica você vê casos de pessoas que perderam mais de 10kg em quatro meses, pensei que meus modestos 4 em 2 seriam fáceis.
Mudanças na alimentação durante a dieta Seven: o que comi e o que limitei

De cara, meu teste genético confirmou o que eu já sabia mas vinha ignorando em muitas de minhas refeições: eu tenho uma sensibilidade grande ao trigo e carboidratos simples. Portanto, esses alimentos ficaram de fora durante meus dois meses de acompanhamento nutricional.
De resto, não foi nada que a gente não saiba de outras recomendações dietéticas: fazer ao menos 3 refeições grandes e 1 lanche por dia, comer proteínas magras em todas as refeições e focar em grãos integrais e vegetais como fontes de carboidratos. Folhas verdes estavam liberadas em qualquer quantia e a quantidade de frutas variavam de acordo com cardápio. Esse, aliás, muda a cada duas semanas para que o corpo não acostume com a dieta e entre em um efeito platô.
Conforme Bárbara Assalin, nutricionista que me atendeu, explicou: “No começo, você passa duas semanas em uma dieta bem restritiva em termo de calorias. Nesse período é quando você mais vai perder peso mas, se você continuar nela, o corpo acostuma e passa a ‘se segurar’ às reservas de gordura porque entende que ele não está recebendo o suficiente. Por isso a gente vai aumentando o valor calórico cada vez mais a cada duas semanas, até chegar no valor de manutenção para cada pessoa”.
Minha primeira semana seguindo as diretrizes do programa e limitando os alimentos inflamatórios já me fez perder 1kg em inchado — o que deixa perceptível o porquê do nível tão alto de satisfação logo na primeira semana de tratamento.
Amino Seven e outros suplementos queridinhos da clínica
Ok, mas como não perder massa magra enquanto perde tanto peso tão rapidamente?
Claro, por ser uma dieta com bastante foco em proteína magra mas, também, por conta do Amino Seven, o suplemento-dos-olhos da clínica.
Trata-se de um blend de aminoácidos (um tipo de BCAA) que você deve tomar após todas as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e que promete “proteger” a proteína existente no corpo para que o corpo não a queime.
“O corpo tem 3 fontes de energia que ele procura queimar para perder peso”, explicou Bárbara. “A primeira é carboidrato. Ou seja, ele vai queimar o carbo que você ingeriu para dar energia para exercícios e para o dia a dia. Se você está limitando um pouco o consumo de carbo e não tem o suficiente para ele queimar, ele vai para as outras duas fontes: proteína (músculos) e gordura. O ponto do Amino Seven é proteger a proteína para impedir que o corpo a utilize como fonte de energia. Assim, só sobra um tecido para ele queimar: o de gordura.” Entendeu a conta?
Além disso, em meu teste genético foi apontado que eu tenho bastante tendência a inflamações, por isso, o suplemento de ômega-3 foi outro indicado — também nada inovador, uma vez que o ômega-3 já é um velho conhecido da nutrição para evitar processos de inflamação.
Comer mais vezes ao dia é difícil
Eu achei que eu iria encontrar dificuldade em limitar as calorias (apenas no começo do programa, já que, como falei, elas aumentam gradualmente a cada 2 semanas). Meu maior desafio, no entanto? Comer mais vezes ao dia.
Eu estava acostumada a fazer apenas 3 refeições e meu programa de alimentação me indicou adicionar ainda um lanche no período da tarde e uma suplementação de colágeno (e frutas, nas semanas seguinte) antes de dormir. O resultado disso? Eu me senti cheia o dia inteiro, mesmo comendo menos calorias e, muitas vezes, tive que me forçar a comer mesmo sem estar sentindo fome.
Durante todo o primeiro mês, eu me senti satisfeita — até demais — mesmo quando tinha que começar uma nova refeição mas, logo no segundo mês, eu percebi que comecei a sentir fome antes de cada lanche ou refeição principal.
“É muito importante não pular as refeições, especialmente nesse começo, para não atrapalhar o processo de emagrecimento. Isso manda uma mensagem para seu organismo de que a próximo fonte de energia vai vir em horários que ele já está acostumado e assim, ele se permite acelerar o metabolismo para queimar o que já está por lá”, explicou Bárbara.
Entendeu? A ideia é queimar gordura acelerando seu metabolismo, não te restringindo.
Resultados: funcionou?
Eis o que você quer saber. Será que meus dois meses de tratamento realmente funcionou? Vou adiantar que sim, eu perdi os (quase) 4 quilos que eu tinha como meta mas a grande sacada é: foi de gordura ou de músculos?
Pois bem, três testes de bioimpedância depois e eu posso te passar meus resultados:
Eu perdi um total de 3,6 kg (comecei com 58,3kg e terminei o tratamento com 54,7kg). Desses, 1,3kg foi apenas de inchaço, 200 gramas foram de músculos (uma queda bem modesta para 2 meses de dieta em que não peguei tão sério na academia) e o resto foi, sim, de gordura corporal.
Pois é, o objetivo foi alcançado com sucesso.
Eu continuaria a dieta? Não só continuaria como continuo até hoje, porém com algumas mudanças.
Durante os dois meses, para poder entregar a vocês um resultado justo eu fui bastante disciplinada — cortei o hamburguer de toda sexta-feira com meu marido e não ingeri um mísero docinho — mas, agora, essas coisas já voltaram — com parcimónia para os doces, claro — na minha rotina.
Em contrapartida, eu voltei a pegar mais pesado na academia para “compensar” essas liberdade a mais — durante o tratamento da clínica, especialmente no começo, é indicado que você pegue mais leve nos treinos justamente porque a restrição alimentar pode dar uma falta de energia. No entanto, minha disposição para o dia a dia foi maior durante a dieta. O que pode parecer contraditório, mas acredito que a grande sacada do acompanhamento da Seven é que é uma dieta antiinflamatória: uma vez que eu cortei os alimentos que me faziam mal, eu me senti muito melhor para enfrentar o dia.
Além disso, manter o foco em proteínas fez com que meu corpo finalizasse o tratamento com uma aparência muito melhor — eu perdi 4cm de cintura e meu corpo aparenta mais tonificado do que antes.
Dito isso, eu indico, sim, a clínica Seven se você está atrás de emagrecimento.
Como falei, nada é inovador ou fora da curva no tratamento nutricional da Seven mas, ter esse acompanhamento semanal, voltado para seu objetivo e com entrega de suplementos que vão te ajudar a atingir sua meta é, com certeza, uma maneira muito mais fácil de atingi-la. Se você, como eu, até sabe por onde começar mas precisa de uma força a mais, vá nessa!