É saudável comer a mesma coisa todos os dias?

Praticidade, hábito ou gosto, descubra se consumir os meus alimentos diariamente é uma boa ideia

Por Thieny Moltini Atualizado em 9 Maio 2022, 18h16 - Publicado em 19 Maio 2022, 10h09

Preparar a comida no domingo e garantir a marmitinha da semana é uma boa estratégia para garantir refeições mais saudáveis e ainda gastar menos na rua. Mas, muitas vezes, não há muita variedade e os mesmo alimentos são consumidos todos os dias, seja por praticidade ou hábito. Agora, será que é saudável comer a mesma coisa todos os dias? Descubra, a seguir. 

É SAUDÁVEL COMER A MESMA COISA TODOS OS DIAS?

Por mais que aquela comidinha coringa te deixe satisfeita, não é saudável comer a mesma coisa todos os dias. 

“Quando consumimos todos os dias os mesmos alimentos não estamos ofertando ao nosso corpo a diversidade de nutrientes necessários para o funcionamento saudável e adequado do nosso organismo”, explica Fabrício Ribeiro, nutricionista membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE COMER AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS?

Para o nutricionista, o grande objetivo – e o benefício – de comer as mesmas coisas todos os dias é a praticidade, já que você pode reservar um tempinho da sua agenda para preparar a comida da semana de uma só vez e organizar as refeições. 

“É um hábito que traz facilidade para o dia a dia, mas existe um risco implícito de baixa diversidade nutricional, monotonia alimentar e tédio ao se alimentar”, comenta.

Foto ilustrativa
Никита Сайф/Pexels

QUAIS OS RISCOS DE COMER AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS?

De acordo com Fabrício, o risco de comer as mesmas coisas todos os dias é acabar adotando uma alimentação com baixa qualidade nutricional.

“Se você consumir frango diariamente no almoço ou jantar, é possível que você não tenha todos os benefícios do ômega 3 no organismo, uma vez que apenas os peixes mais gordurosos são fonte do ácido graxo”, exemplifica o especialista.

Sendo assim, o mais indicado é ter variedade nas refeições, para garantir a ingestão de todos os tipos de nutrientes.

Continua após a publicidade

QUAIS AS DICAS PARA MANTER UMA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO IDEAL?

A principal dica do nutricionista para ter uma alimentação saudável e balanceada é unir a praticidade com a diversidade. Para isso, Fabrício compartilha algumas dicas práticas:

1

Consuma frutas diferentes

Tente consumir semanalmente sete frutas diferentes, separando duas delas por dia. 

2

Varie o arroz e feijão

Troque por macarrão integral, mandioca, mandioquinha, batata, batata doce, inhame, cará, etc. 

3

Alterne sempre a proteína

Por exemplo: segunda-feira, carne; terça-feira, frango; quarta-feira, peixe e quinta-feira alguma proteína vegetariana, como tofu, grão-de-bico e soja. 

“O mais importante é ofertar diariamente alimentos saudáveis com a maior variedade possível para o nosso organismo”, conclui o nutricionista.

Continua após a publicidade

Publicidade