Tire o peso do seu jantar
À noite, um prato levinho, sem massa, emagrece, sim, senhora. Se você quer apostar nessa ideia, nós vamos ajudá-la: aqui tem as receitas de pratos praticamente livres de carboidrato para inspirar sua dieta, cativar seu paladar e matar seu apetite
Comer menos e alimentos mais leves no jantar, você sabe, são regras para quem quer perder peso. Para tornar essa refeição ainda mais amiga, a dica é reduzir, além do volume, os carboidratos do prato. Ok, nem todos os nutricionistas partilham dessa nova moda. Muitos continuam firmes na idéia de que saudável mesmo é reunir um alimento de cada grupo — proteína, gordura boa, hortaliças e carboidrato — em todas as refeições. Mas o jantar low carb (com pouco carboidrato) tem sido um sucesso na vida de quem quer se livrar do excesso de peso. Denise Schirch, nutricionista de São Paulo (SP), apóia a idéia: “Se você não faz atividade física à noite, e portanto não precisa de tanta energia nesse horário, a redução desse nutriente no jantar ajuda a emagrecer sem prejuízos ao organismo”. Ela explica: “Durante o sono, o corpo recompõe músculos e tecidos, tarefa que demanda pouca energia. Ingerido à noite, o carboidrato, alimento energético por excelência, acaba criando estoques de gordura, já que não é utilizado”.
Mas como sobreviver sem pão, arroz, batata, macarrão? Para resolver seu dilema, Denise criou seis pratos únicos de dar água na boca. Agora, atenção: nas outras refeições, você tem de consumir carboidrato, sim, pois é ele que garante energia para as funções cotidianas, desde andar até pensar. “O ideal é consumi-lo até as 17h30”, diz Alessandra Rodrigues, nutricionista da Clínica Felippo Pedrinola, em São Paulo. E dá uma valiosa sugestão: para evitar que o jantar levinho deixe você com fome, faça um lanche nesse horário. Sempre respeitando porções ajuizadas. Calcule com a gente: se você quer perder peso, pode ingerir uma média de 1200 calorias por dia, das quais 500 ou 600 tenham como fonte os carboidratos.
Jantar low carb garante uma boa noite. A digestão fica fácil, sem a fermentação típica das massas:
Yakissoba
Ingredientes
- 2 col. (sopa) de óleo de canola
- 1 dente de alho bem picado
- 300 g de filé mignon em tirinhas
- 3 folhas grandes de acelga em tirinhas
- 1 xíc. (chá) de cenoura em tirinhas
- 1/2 xíc. (chá) de cebola cortada em pétalas
- 3 xíc. (chá) de floretes de brócolis japonês
- 1 talo de salsão picado
- 2 col. (sopa) de shoyu
- 2 cebolinhas picadas
- 2 pitadas de sal (opcional)
Modo de fazer
Em uma frigideira grande ou panela funda, aqueça o óleo, refogue o alho e frite as tiras de carne por 5 minutos. Em seguida, acrescente os legumes e mexa rapidamente por 4 minutos. Adicione o shoyu. Ajuste o sal. Sirva polvilhado com a cebolinha.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 328
Canelone de abobrinha
Ingredientes
- 2 abobrinhas fatiadas no comprimento
- 500 g de ricota
- 1 col. (chá) de azeite de oliva
- 200 g de presunto cortado em cubinhos
- Sal a gosto
- 1 xíc. (chá) de molho de tomate
- 1 col. (sopa) de queijo parmesão light ralado
- Margarina light (para untar)
Modo de fazer
Misture a ricota, o azeite, o presunto e o sal e amasse bem com um garfo. Distribua uma porção sobre cada fatia de abobrinha e enrole. Se precisar, prenda com um palito. Arrume os rolinhos num refratário untado com a margarina. Cubra com o molho de tomate, polvilhe o parmesão e leve ao forno preaquecido por 20 minutos.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 242
Sanduíche de alface e atum
Ingredientes
- 2 col. (sopa) de maionese light
- 3 colheres (sopa) de azeitona verde picada
- 1/2 xíc. (chá) de cenoura ralada
- 1 lata de atum em água escorrido e separado em lascas
- Sal a gosto
- 1 col. (chá) de azeite
- 4 folhas inteiras de alface americana
- Cebolinha para amarrar o sanduíche
Modo de fazer
Misture a maionese com a azeitona e a cenoura. Depois, acrescente as lascas de atum e misture delicadamente. Tempere com o sal e o azeite. Recheie as folhas de alface, enrole-as e amarre cada sanduíche com uma cebolinha (passe a cebolinha em água fervente para evitar que ela se quebre).
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 103
Torta de couve-flor e frango
Ingredientes
- 1 couve-flor pequena cozida em água e sal
- 200 g de peito de frango cozido em lascas
- 1 tomate picado
- 3 col. (sopa) de requeijão light
- 2 col. (chá) de azeite
- 1 col. (sopa) de queijo parmesão light
- Margarina light (para untar)
Modo de fazer
Desmanche a couve-flor em floretes bem pequenos. Em um refratário untado com a margarina, faça uma camada com a metade dos floretes, amassando bem. Numa vasilha, misture o frango e o tomate com 2 colheres do requeijão e o azeite. Cubra a couve-flor e, por cima, faça uma nova camada de floretes, pressionando um pouco. Espalhe o restante do requeijão e polvilhe o parmesão. Leve ao forno médio por 40 minutos para gratinar.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 284
Omelete de cogumelo
Ingredientes
- 1/2 xíc. (chá) de cogumelo picado
- 1 fatia média de queijo prato light picado
- 3 ovos
- 2 col. (sopa) de leite desnatado
- Sal a gosto
- 1 col. (sopa) de cebolinha picada
- óleo (para untar)
Modo de fazer
Misture o cogumelo com o queijo e reserve. Bata os ovos com o leite, o sal e a cebolinha. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com gotas de óleo. Espalhe a massa rodando a frigideira. Vire a omelete e coloque a mistura de cogumelo no centro. Dobre e vire mais uma vez.
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 215