Uma receita para deixar a salada irresistível

Em um encontro com o chef, ele disse que está preocupado com a alimentação, faz exercícios diariamente e também entrega uma dica preciosa para deixar a sua saladinha verde in-crí-vel

Por Maria Lúcia Zanutto - Atualizado em 31 out 2016, 11h21 - Publicado em 7 ago 2015, 15h51

O chef francês Claude Troisgros, que comanda o programa “Que Marravilha!”, da GNT, adora misturar os temperos típicos brasileiros para criar receitas com sabores únicos. O que poucos sabem é que Claude também gosta de cozinhar (e comer) refeições leves e com poucas calorias. “Adoro pratos gourmet, mas ultimamente estou muito saudável. No meu cardápio entra muita saladinha verde, mas bem temperada. Eu faço questão de um cardápio com muito sabor. Meu pai costumava dizer que o melhor cozinheiro é aquele que sabe temperar uma salada verde, porque é realmente muito difícil mesclar os sabores”, revela.

No menu do chef alguns pratos tem lugar garantido, como carnes e peixes grelhados, purês variados: batata-doce, batata-doce roxa, batata-baroa, quinua e massa – já que sua mãe era italiana. Mas, ele garante: “eu procuro fazer esses ingredientes bem levinhos, porque estou tentando cuidar da minha barriguinha”.

Quando o assunto é dieta, todo mundo tem uma tentação. No caso de Claude (e da maioria das mulheres!), é o chocolate. “Sobremesa é o meu fraco e eu também sou chocólatra. Todo dia, antes de dormir, eu tenho que comer um pedacinho de chocolate amargo”, afirma.

Outra curiosidade: a sua bebida favorita é água. Refrigerante não entra na rotina, já o suco, só de vez em quando. Mas, vinho e caipirinha são suas paixões. “Uma dica para quem está de dieta: aposte na caipirinha de abacaxi. A fruta já é doce, então, você não precisa colocar açúcar”, explica.

Para deixar a salada irresistível, o chef compartilhou com a gente a receita que ele usa:

Molho para salada verde

Ingredientes

  • 1 col. (sobremesa) de mostarda
  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 1 col. (sobremesa) de vinagre balsâmico ou de framboesa
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 pedaço (pequeno) de pimenta dedo-de-moça

 

Modo de fazer

Em uma tigela, misture os ingredientes com cuidado.

*Dica do chef: Não mexa a colher com muita força. Assim, você não corre o riso de deixar a consistência pastosa. O molho deve ficar como um vinagrete separado.

Continua após a publicidade
Publicidade