Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Detox pós-Páscoa: 4 dicas rápidas para recuperar o corpo

Confira como eliminar as toxinas do organismo após os excessos do feriado

Por Ana Paula Ferreira
22 abr 2025, 20h00 • Atualizado em 23 abr 2025, 09h46
Veja como fazer um detox rápido pós-Páscoa
Veja como fazer um detox rápido pós-Páscoa (wirestock/Freepik)
Continua após publicidade
  • Depois de dias de comemorações com excesso de chocolate, comidas pesadas e, em muitos casos, pouca atenção à alimentação equilibrada, o corpo sente os impactos dos exageros típicos da Páscoa. Inchaço, fadiga, desconforto digestivo e até aquela sensação de “peso” podem aparecer, sinalizando que está na hora de ajudar o organismo a se recuperar com um detox rápido.

    Segundo o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak, após um período de excessos, o foco deve ser reidratar o corpo e repor nutrientes essenciais para a recuperação.

    “O alto consumo de açúcar, gorduras e alimentos processados durante a Páscoa pode sobrecarregar o fígado e aumentar a retenção de líquidos. Para reverter isso, é fundamental priorizar a hidratação e incluir alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, que auxiliam na eliminação de toxinas”, explica.

    Pensando nisso, Oak lista algumas dicas para um detox pós-Páscoa eficiente.

    4 dicas para um detox rápido e eficaz

    1

    Hidratação é a chave

    Além de aumentar o consumo de água, invista em chás diuréticos, como cavalinha, hibisco e gengibre, que ajudam a reduzir o inchaço. A água de coco também é uma ótima opção, pois repõe minerais importantes. “O ideal é ingerir pelo menos 35ml de água por kg de peso corporal, mas em dias mais quentes ou após exageros, pode aumentar para 40-45ml por kg ao longo do dia”, recomenda Oak.

    2
    Continua após a publicidade

    Alimentos desintoxicantes

    Frutas como abacaxi, melancia e limão são ricas em água e fibras, facilitando a digestão e a eliminação de toxinas. Vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis, também são ótimos para apoiar a função hepática.

    Continua após a publicidade
    3

    Corte o excesso de açúcar e gordura

    Depois de abusar dos chocolates e comidas pesadas, dê um tempo dos doces e alimentos ultraprocessados. “Evite refrigerantes, frituras e industrializados. Prefira carboidratos complexos, como aveia, batata-doce e quinoa, que fornecem energia sem sobrecarregar o organismo”, sugere o nutricionista.

    Continua após a publicidade
    4

    Movimente o corpo e priorize o sono

    Atividades leves, como caminhadas, ioga ou alongamentos, ajudam a ativar a circulação e melhorar o metabolismo. Além disso, uma boa noite de sono é essencial para a recuperação do corpo. “Com ajustes simples na rotina, é possível eliminar as toxinas e recuperar o bem-estar. O importante é manter o equilíbrio não só após a Páscoa, mas no dia a dia”, finaliza Oak.

    Receita de suco detox pós-Páscoa

    Ingredientes

    Continua após a publicidade
    • 1 folha de couve
    • ½ abacaxi em cubos
    • 1 limão espremido
    • 1 pedaço de gengibre
    • 200ml de água de coco

    Modo de preparo

    Bata tudo no liquidificador e beba em jejum ou entre as refeições para potencializar a desintoxicação!

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.