Exagerou na Páscoa? 4 dicas para um detox rápido

Confira como eliminar as toxinas do organismo após os excessos do feriado

Por Ana Paula Ferreira
22 abr 2025, 20h00
Veja como fazer um detox rápido pós-Páscoa
Veja como fazer um detox rápido pós-Páscoa (wirestock/Freepik)
Continua após publicidade

Depois de dias de comemorações com excesso de chocolate, comidas pesadas e, em muitos casos, pouca atenção à alimentação equilibrada, o corpo sente os impactos dos exageros típicos da Páscoa. Inchaço, fadiga, desconforto digestivo e até aquela sensação de “peso” podem aparecer, sinalizando que está na hora de ajudar o organismo a se recuperar com um detox rápido.

Segundo o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak, após um período de excessos, o foco deve ser reidratar o corpo e repor nutrientes essenciais para a recuperação.

“O alto consumo de açúcar, gorduras e alimentos processados durante a Páscoa pode sobrecarregar o fígado e aumentar a retenção de líquidos. Para reverter isso, é fundamental priorizar a hidratação e incluir alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, que auxiliam na eliminação de toxinas”, explica.

Pensando nisso, Oak lista algumas dicas para um detox pós-Páscoa eficiente.

4 dicas para um detox rápido e eficaz

1

Hidratação é a chave

Além de aumentar o consumo de água, invista em chás diuréticos, como cavalinha, hibisco e gengibre, que ajudam a reduzir o inchaço. A água de coco também é uma ótima opção, pois repõe minerais importantes. “O ideal é ingerir pelo menos 35ml de água por kg de peso corporal, mas em dias mais quentes ou após exageros, pode aumentar para 40-45ml por kg ao longo do dia”, recomenda Oak.

2
Continua após a publicidade

Alimentos desintoxicantes

Frutas como abacaxi, melancia e limão são ricas em água e fibras, facilitando a digestão e a eliminação de toxinas. Vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis, também são ótimos para apoiar a função hepática.

Continua após a publicidade
3

Corte o excesso de açúcar e gordura

Depois de abusar dos chocolates e comidas pesadas, dê um tempo dos doces e alimentos ultraprocessados. “Evite refrigerantes, frituras e industrializados. Prefira carboidratos complexos, como aveia, batata-doce e quinoa, que fornecem energia sem sobrecarregar o organismo”, sugere o nutricionista.

Continua após a publicidade
4

Movimente o corpo e priorize o sono

Atividades leves, como caminhadas, ioga ou alongamentos, ajudam a ativar a circulação e melhorar o metabolismo. Além disso, uma boa noite de sono é essencial para a recuperação do corpo. “Com ajustes simples na rotina, é possível eliminar as toxinas e recuperar o bem-estar. O importante é manter o equilíbrio não só após a Páscoa, mas no dia a dia”, finaliza Oak.

Receita de suco detox pós-Páscoa

Ingredientes

Continua após a publicidade
  • 1 folha de couve
  • ½ abacaxi em cubos
  • 1 limão espremido
  • 1 pedaço de gengibre
  • 200ml de água de coco

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba em jejum ou entre as refeições para potencializar a desintoxicação!

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.