Continua após publicidade

O que você precisa saber antes de fazer uma dieta da sopa

De acordo com uma médica nutróloga

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 3 nov 2022, 09h00
dieta da sopa
 (Andrea Piacquadio/Pexels)
Continua após publicidade

A dieta da sopa não é algo tão novo assim. Mas, à primeira vista, essa estratégia para emagrecer parece uma boa ideia. Vamos lá, quem não gosta de uma boa tigela de sopa?

Mas isso vai te ajudar a perder peso? E é mesmo saudável? Procuramos a médica nutróloga Dra. Daniela Gomes, do Hospital Albert Sabin, para descobrir.

COMO SURGIU? 

“A dieta da sopa foi desenvolvida para ser utilizada por pacientes do Instituto do Coração de São Paulo, os quais precisariam perder peso de forma rápida antes de procedimentos cirúrgicos, a fim de diminuir os riscos associados ao pós-operatório. Contudo, ela se popularizou após seus rápidos resultados alcançados e ficou conhecida como ‘Dieta Sopa do Hospital do Coração’”, explica a médica. 

DIETA DA SOPA TRAZ BENEFÍCIOS? 

Continua após a publicidade

“Essa estratégia é baseada no consumo de alimentos leves e com poucas calorias ao longo do dia, incluindo sopas de legumes e carnes magras como frango e peixe nas refeições principais e frutas, iogurtes e chás nos lanches intermediários. Cabe ressaltar que ainda hoje há controvérsias sobre a eficiência e a segurança da estratégia de emagrecimento.

De fato, a dieta da sopa pode ser considerada uma estratégia para perda de peso rápido, no entanto esta deve ser realizada juntamente com um acompanhamento nutricional, isso porque cada indivíduo é único, possuindo assim diferentes necessidades energéticas e nutricionais para manutenção da saúde e a prevenção do aparecimento de doenças relacionadas a alimentação, como a anemia ferropriva. As principais vantagens dessa dieta são:

  • Promoção do emagrecimento de forma rápida; 
  • Ação diurética, auxiliando no desinchaço e na melhora da retenção de líquidos;
  • Melhora do trânsito intestinal.”

PODE SER MANTIDA POR MUITO TEMPO? 

“Não, a estratégia de emagrecimento deve ser mantida por até 7 dias. Isso porque uma redução abrupta na quantidade de calorias diárias está associada ao aparecimento de  problemas como:

Continua após a publicidade
  • Tontura;
  • Perda de massa muscular;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico. 

Dessa forma, é contraindicada a prática de exercícios físicos que exijam muito esforço durante o período da dieta. Além disso, a dieta é contraindicada para mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas com tendência à hipoglicemia e idosos.”

QUAIS OS RISCOS? 

Mesmo que a perda de peso rápida seja algo tentador para quem busca o emagrecimento, uma das desvantagens da dieta da sopa é justamente que, se seguida por muito tempo, o corpo acaba se adaptando e ocorre uma desaceleração no metabolismo basal, mecanismo responsável pela geração de energia para o funcionamento do corpo. 

Assim, o nosso corpo irá começar a poupar energia e consequentemente, haverá uma menor queima de gorduras. Outras desvantagens da dieta da sopa são a falta de proteína em sua composição e a monotonia alimentar que ela proporciona.

Continua após a publicidade

Por fim, vale lembrar que se não houver uma reeducação alimentar, todo o peso perdido voltará após a dieta.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.