Continua após publicidade

3 motivos (muito especiais) para você assar os alimentos

Nós vamos provar que o método traz benefícios que vão muito além do sabor!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 28 out 2016, 01h49 - Publicado em 25 jan 2016, 06h00

Cozinhar saudável pode ser um desafio. Principalmente, quando surge aquela famosa dúvida: qual é a melhor forma de preparar as refeições? De acordo com Elizabeth Machado, nutricionista docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, além da seleção dos ingredientes que equilibram sua composição e garantem sabor, o modo de preparo da refeição garante mais saúde e é muito prático: “Basta submeter o alimento ao calor de um forno, em utensílios (formas ou assadeiras) com ou sem tampas, ou cobertos com material adequado (papel alumínio ou embalagens próprias para fornos)”, exemplifica a nutricionista.

Conheça 3 motivos para assar os alimentos:

1. É uma opção equilibrada
“Alimentos assados, normalmente, têm menos gordura dos que os fritos, por exemplo. Garantindo, assim, uma receita saborosa e com mais nutrientes”, esclarece a nutricionista Elizabeth Machado. Os assados utilizam calor misto: da sua própria (líquido e gorduras internas) composição e o calor do forno, o que possibilita cozinhar o alimento mais lentamente e, em geral, com menor teor de gordura. “Combinar os ingredientes é o que garantirá a suculência da preparação e, assim, controlar a ingestão calórica da gordura”, conta.

2. É saboroso!
Ao contrário do que se imagina, é possível assar alimentos sem alterar a textura ou o sabor. O uso de sacos para assar, por exemplo, evita o ressecamento dos ingredientes, pois a embalagem evita a perda do líquido e o vapor formado conserva o calor para o cozimento e a preservação dos aromas.

Continua após a publicidade

3. É prático
Colocar os alimentos em uma assadeira ou refratário, além de prático e rápido, pode ser mais seguro, uma vez que não se tem contato direto com o fogo, ao contrário do grelhar ou fritar. É possível ainda assar a carne e os legumes ao mesmo tempo, o que deixa o sabor ainda melhor. O monitoramento pode ser feito por meio de dispositivos já existentes nos fornos (timers). Assim, enquanto o prato está assando, você pode usar esse tempo livre para realizar outras atividades. Aproveite!

Quer mais sugestões de como preparar o seu prato preferido? Nestas receitas, tudo parece frito, mas nós garantimos: não é

Publicidade