Uma pesquisa recente sobre a obesidade em nove países do continente americano (Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Panamá e Peru), feita pela WIN Américas, mostrou que o aumento do sobrepeso é preocupante e as pessoas não estão conscientes disso.
Para ter ideia, apenas 44% dos 10.786 entrevistados acreditavam estar acima do peso. Mas, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes, 65% passaram do limite.
A boa notícia é que os brasileiros, 89%, são os mais dispostos a mudar a alimentação. Para quem quiser começar a comer certo, a nutricionista Daniela de Almeida, do Rio de Janeiro, sugere três passos básicos:
1. Programe-se para abastecer a despensa a cada 15 dias com alimentos saudáveis e leves.
2. Reserve um dia da semana para cozinhar. Prepare e congele filé de frango, arroz integral e legumes em porções individuais. Aproveite para deixar frutas cortadas no freezer para fazer suco no dia a dia.
3. Coma a cada 3 horas. Isso evita uma queda brusca da glicose no sangue e a fome incontrolável, além de manter o metabolismo acelerado.
Dica extra:
“Difícil trocar o chocolate ao leite pelo amargo (rico em substâncias anti-inflamatórias)? Comece aos poucos. Prove o chocolate 55%, vá para o 60% e evolua gradualmente até chegar aos campeões de 70 ou 85% de cacau.”
Dica extraída do livro Boca Livre – Comida e Boa Forma com Muito Prazer e sem Neura (Arquipélago Editorial), da jornalista Patricia Julianelli.