Continua após publicidade

As 5 melhores oleaginosas para sua dieta (e saúde!)

As gorduras do bem podem e devem estar no seu cardápio. Elas ajudam no controle do colesterol, na saúde do coração, no controle do peso e mais!

Por Mariana Amorim (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h19 - Publicado em 7 out 2015, 12h19
Diana Taliun/ Thinkstock/ Getty Images
Diana Taliun/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Elas tem gordura do bem e são ótimas para a dieta. Estamos falando das oleaginosas como nozes, amêndoas, pistache e castanha-do-pará. A presença desses pequenos alimentos no cardápio está atrelada a menos mortes por doença cardiovascular, problemas respiratórios, pressão alta e obesidade. Uma pesquisa recente sugere ainda que elas podem ajudar você a manter a gordura abdominal longe, desde que consumidas de maneira correta e com moderação!


Nozes

Fonte considerável de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias – o que ajuda a minimizar o risco de câncer. Protegem o coração (inclusive em pessoas com diabetes tipo 2). Também previnem e tratam depressão e alterações de humor e degeneração macular da retina. E para fechar com chave de ouro, as nozes vão te ajudar a controlar o desejo por comida.


Amêndoas

Contêm um alto teor de fibras, e isso contribui para a saúde do coração e para a prevenção do câncer do cólon. Amêndoas também contêm selênio, vitamina E e cálcio — tudo isso contribui para a saúde gastrointestinal e para os níveis de colesterol. E os benefícios não param por aí. Elas também ajudam a controlar a vontade por comida, contribuindo no tratamento e prevenção de obesidade.

Continua após a publicidade


Castanha-do-pará

Estudos indicam que ajuda a reduzir o risco de câncer da mama devido ao selênio. O fruto também possui quantidades consideráveis ​​de proteínas, vitamina E, fibras, niacina, magnésio e cobre. Tudo isso auxilia a saúde dos ossos e também previne a osteoporose.


Noz pecã

Continua após a publicidade

É rica em gordura insaturada e pobre em gordura saturada: é ideal no combate ao colesterol alto. Devido às propriedades antioxidantes, as pecãs também ajudam a prevenir vários tipos de câncer. Bônus: mantém a pele bonita, pois combatem os radicais livres!


Pistache

De acordo com pesquisas, o pistache controla o colesterol ruim (o LDL), contém um alto teor de potássio e carotenóides importantes, como a Luteína e Zeaxantina, que ajudam na saúde dos olhos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.