Dicas para completar uma prova de corrida

Depois de treinar bastante, ainda tem medo de não completar uma prova? Siga as dicas de um especialista para chegar cada vez mais longe

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 28 out 2016, 13h03 - Publicado em 8 Maio 2011, 22h00

Concentre-se e não fique incomodada com os outros participantes
Foto: Dreamstime

Você treinou bastante e está decidida a participar de uma prova, mas tem receio de não seguir firme até o final do percurso? Muita calma. Quando estiver perto do seu limite, é momento de usar a cabeça – como ensina Aulus Sellmer, técnico de corrida e proprietário da assessoria esportiva 4any1, de São Paulo.

Divida a prova em partes

Esqueça o tamanho total do trajeto e reparta-o em etapas. Encare a primeira parte como aquecimento, para acelerar os batimentos cardíacos e preparar o corpo para o esforço.

Na segunda, aumente a velocidade. Ao final, encontre o que, no vocabulário da corrida, se chama de “coelho”: alguém que esteja em um ritmo parecido com o seu para correr lado a lado até o fim da prova.

Mantenha o foco

Concentre-se e não fique incomodada com os outros participantes. Observe o som da sua respiração, preste atenção em alguma parte do seu corpo ou converse com você mesma mentalmente. Tudo isso vai fazer o tempo passar mais rápido.

Lembre-se da recompensa

Mentalize o momento da chegada e pense em como você vai ficar feliz com a conquista. Imaginar a alegria da comemoração costuma funcionar e motiva sempre – no frio, no calor, na chuva…
 

Continua após a publicidade
Publicidade