Exercícios na piscina aumentam a resistência aeróbica

Combinar treinos de corrida com exercícios feitos na piscina é perfeito para aumentar a resistência e fortalecer os músculos

Por Redação M de Mulher Atualizado em 28 out 2016, 07h16 - Publicado em 28 nov 2011, 22h00

A natação trabalha com todos os grupos musculares
Foto: Dreamstime

As atividades na piscina são ótimas para complementar os treinos de corrida, porque oferecem fortalecimento muscular com zero impacto e dão um up na resistência aeróbica. Quem nunca experimentou pode aproveitar os dias mais quentes que vêm por aí para programar dois treinos por semana na água – ela oferece 12 vezes mais resistência que o ar! Veja o que você pode lucrar com cada uma.

Natação

É considerado um dos esportes mais completos, porque envolve o trabalho de todos os grupos musculares, inclusive membros superiores (braços, costas e peitoral), que são pouco utilizados durante a corrida.

Deep Running

O mais bacana é que você simula os movimentos da corrida convencional só que na água, com auxílio de um colete ou cinta para flutuar. “A vantagem é que dentro da piscina não há posição de inércia. Ou seja, o corpo é obrigado a fazer força o tempo todo para vencer a resistência da água”, explica. “As regiões mais acionadas, ao trazer o calcanhar em direção ao glúteo, são anterior e posterior das coxas”, fala a professora Roberta Rosas, de São Paulo. Não é à toa que a atividade tornou-se a queridinha entre os corredores que estão se recuperando de lesões.

Hidroginástica

Contribui para o fortalecimento de articulações e músculos com ajuda de equipamentos como flutuadores, pesinhos e caneleiras. No entanto, é a mais tranquila das três. “A aula vai servir como um treino regenerativo, que tem função de recuperação”, conta Roberta “Uma boa opção é incluir exercícios educativos voltados para as necessidades do corredor, por exemplo, elevação de joelhos e calcanhares”, sugere.

Continua após a publicidade
Publicidade